Curso aborda obtenção de recursos da Fehidro
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Representantes dos municípios da região metropolitana de Campinas e do sul do Estado de Minas Gerais lotaram o Salão Vermelho do Paço Municipal hoje, dia 29, para participar de um curso do Consórcio das Bacias Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ). O tema foi a elaboração de projetos para a obtenção de recursos da Fehidro – Fundo Estadual dos Recursos Hídricos, arrecadados com a cobrança pelo uso da água retirada dos rios.

O Consórcio está orientando técnicos e políticos de vários municípios integrantes do grupo. O evento de Campinas contou com 170 inscritos, uma das maiores platéias entre as cidades da região, na avaliação dos organizadores do encontro.

Encarregado da abertura da capacitação, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Campinas, Alair Roberto Godoy, afirmou que, com o início da cobrança pelo uso da água, é fundamental que existam projetos na área ambiental onde esses recursos possam ser aplicados. "A água é o maior desafio do século 21 na nossa região metropolitana", alertou.

Apoio às Prefeituras

O Consórcio PCJ está intensificando o apoio às prefeituras municipais consorciadas que pretendem pleitear recursos financeiros do Fehidro, oriundos das cobranças pelo uso da água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e de outras fontes de financiamento.

Desde o início do ano, a Secretaria Executiva do Consórcio colocou à disposição das prefeituras uma empresa de assessoria técnica, contratada para auxiliar os municípios na elaboração de termos de referência e na organização de documentos de projetos de recuperação dos recursos hídricos que necessitam de recursos financeiros.

De acordo com o Consórcio, esse trabalho vem resultando em avanços na elaboração de propostas do setor de saneamento, principalmente de cidades de pequeno e médio porte das bacias PCJ, cujas prefeituras necessitam do apoio

"Estamos preparados e à disposição das prefeituras e também das empresas consorciadas que necessitarem de apoio técnico para elaboração de projetos visando a obtenção dos recursos do Fehidro e da cobrança pelo uso da água na região", reforça o secretário executivo do Consórcio PCJ, Dalto Fávero Brochi.

Oficinas de projetos

A metodologia usada neste ano pelo Consórcio PCJ e parceiros na aplicação do "Curso de Capacitação em Captação de Recursos Fehidro/Cobrança PCJ 2009" utiliza a estratégia das "oficinas de projetos".

As etapas que compreendem a preparação de projetos são apresentadas aos representantes de prefeituras municipais, serviços de saneamento e organizações não governamentais de forma minuciosa.

A coordenação do Consórcio explica que, diferentemente do que foi feito em 2006 e 2007, quando a atividade era composta basicamente por palestras de esclarecimento, este ano a aplicação tem caráter de oficina e auxilia os participantes diretamente na elaboração de seus projetos.