Estagiário da Seplama tem projeto premiado
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Silvia Chamma

Estagiário desde maio de 2007 da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), André Dal`Bó Costa foi um dos vencedores do II Concurso Nacional de Idéias sobre a Reforma Urbana. Realizado na cidade de São Paulo, pela FENEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura), o concurso tem como objetivo incentivar a elaboração de projetos de habitação que levem em consideração a atual política de desenvolvimento urbano no país.

Assim, entre outros temas, os projetos foram embasados pelo Estatuto das Cidades, por programas voltados à regularização fundiária, à urbanização de assentamentos precários e ao acesso à terra urbanizada. O resultado do concurso foi divulgado no dia nove de agosto, na sede do SASP (Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo). A Comissão que julgou os trabalhos era formada por arquitetos, professores e profissionais da área de desenvolvimento urbano.

"Achei o tema do concurso muito pertinente, e por isso quis participar. Penso que a resolução do problema habitacional brasileiro precisa de novas propostas, novas idéias e novos conceitos que se contraponham às atuais políticas públicas habitacionais que, mesmo com os recentes avanços nas áreas de regularização fundiária e urbanização de favelas, são insuficientes e tratam o problema de maneira limitada" justifica Costa.

Aluno do sexto e último ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, ele conseguiu a terceira colocação no concurso com seu trabalho, denominado "Luta social e produção informal da cidade como processo de projeto". O tema não foi escolhido aleatoriamente: é o mesmo que estuda para seu trabalho de conclusão de curso na faculdade e tem estreita relação com os projetos desenvolvidos na Seplama.

"Durante todo o processo de elaboração da proposta para o concurso e do meu trabalho de conclusão de curso, conversei bastante com pessoal do Planejamento e, sem dúvida, tanto as conversas como a rotina da Secretaria têm contribuído muito para minha formação e o meu desenvolvimento profissional", lembra André, acrescentando que "os técnicos me incentivam bastante, sempre perguntam dos trabalhos da faculdade e são abertos a novas propostas para o projetos em curso" .

O estagiário avalia como fundamental, para a elaboração do projeto apresentado no concurso, a experiência adquirida durante as vistorias de campo realizadas na Macrozona 7, região que congrega os bairros do Ouro Verde e do Campo Grande. As visitas foram realizadas para coletar dados necessários à elaboração do Plano de Gestão da área e, durante o trabalho, Costa teve contato direto com a região, uma das mais problemáticas de Campinas, com grande número de assentamentos precários e alta taxa de informalidade urbana.

Projeto premiado

Em seu trabalho, o estudante propõe a construção de um conjunto habitacional em um vazio urbano, que seria ocupado por um movimento social organizado. No local, o grupo praticaria a autoconstrução assistida, com a utilização de técnicas e tecnologias alternativas. Haveria, ainda, a produção de subsistência e geração de trabalho.

A proposta está embasada em considerações resumidas em um trecho do trabalho: "Para lançar o projeto de um conjunto habitacional que responda a essa problemática, fez-se necessário, em primeiro momento, um olhar critico sobre o modelo atual de desenvolvimento global gerador da segregação urbana, e a obsolescência das ações que tratam desta questão".

A íntegra do projeto e o memorial completos estão em: www.fenea.org.