Seminários internos capacitam técnicos do Planejamento
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Sílvia Chamma

Tem início nesta quinta-feira, dia 14, a série de seminários internos organizados pela Seplama, Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, para capacitar os técnicos do setor sobre as novas propostas de Cadastro Territorial, desenvolvidas em âmbito nacional. Este primeiro encontro acontecerá ás 9h30, na sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal, com participação aberta aos interessados de outros órgãos municipais.

A organização dos seminários está a cargo da arquiteta Daniella Farias. O objetivo é manter uma programação constante voltada para a atualização e capacitação da equipe de trabalho. "É importante estarmos sempre em dia com as mudanças de procedimentos e legislação que interferem na nossa atuação", declarou o secretário da pasta, Alair Godoy, ao anunciar que os eventos internos de capacitação terão continuidade também com outros temas, nos próximos meses.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Seplama, tem participado do Programa Nacional de Capacitação de Cidades (PNCC), grupo de estudos criado pelo Ministério das Cidades em conjunto com o Instituto Lincoln of Land Policy, que visa discutir, através de fóruns, intercâmbio de idéias e experiências, o tema Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).

Esse cadastro, além dos dados físicos dos imóveis, reúne informações econômicas, jurídicas e ambientais que são fundamentais tanto para o lançamento dos tributos imobiliários (IPTU) como para a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade que estão contemplados no Plano Diretor do município.

Espelhando-se nas cidades mais desenvolvidas do mundo, a Prefeitura vem buscando, cada vez mais, modernizar a administração de seu território através de uma série de ações. Entre estas, inclui-se a capacitação dos servidores, a revisão do Plano Diretor do município e o aperfeiçoamento do conceito das Macrozonas.