Concidade retoma atividades nesta quarta
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

O Conselho da Cidade de Campinas – Concidade – retoma as atividades na nesta quarta-feira, dia 30, sob a presidência do novo Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Alair Godoy. Conforme o regimento que regula o funcionamento do Conselho, a presidência é sempre ocupada pelo titular da Pasta de Planejamento.

Esta será a primeira reunião coordenada por Godoy e tendo a participação do vice-presidente eleito para o biênio 2008/2009, Luis Donizetti da Silva (Leo), indicado para o Conselho pela Associação de Moradores do Núcleo Comunitário Recanto dos Pássaros, integrante do segmento "Movimento Popular e Social". Até agora, ele vinha ocupando o cargo em um mandato-tampão, para o qual também havia sido eleito.

Conforme a lei que o criou, o Concidade é um colegiado de caráter consultivo, que objetiva estudar e propor diretrizes para a formulação e a implementação da política municipal de desenvolvimento urbano sustentável. Participam do Conselho os seguintes segmentos: movimentos populares e sociais, sindical e dos trabalhadores, empresarial e de profissionais com atuação na área de desenvolvimento urbano, organizações não governamentais (ONGs), ensino superior, acadêmico e de pesquisa, e o poder Executivo nos três níveis - municipal, estadual e federal.

O encontro desta quarta está marcado para 18h30, na sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal. A participação é aberta a todos, mas só terão direito a voto os Conselheiros eleitos.

Macrozona 5

Durante a reunião, o novo presidente do Concidade fará um relato do andamento do projeto de lei que institui o Plano Local de Gestão da Macrozona 5, região que congrega o Campo Grande e o Ouro Verde. Depois de uma série de debates no Conselho e com as comunidades dos bairros abrangidos pela Macrozona, o projeto de lei recebeu parecer favorável do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU e foi encaminhado à Câmara Municipal pelo Executivo, onde aguarda o fim do recesso para análise e votação dos vereadores.

Godoy também apresentará o estágio em que se encontra o levantamento de informações para a elaboração dos Planos Locais das Macrozonas 7 e 9, as próximas a serem objeto dos Planos Locais de Gestão-PLG. Essa fase é posterior ao Plano Diretor, que traçou diretrizes gerais para todo o município, estabelecendo que, em etapa posterior, cada uma das nove Macrozonas que compõe o município teria seu próprio Plano, considerando características peculiares de cada região e suas necessidades específicas.

No Plano Diretor, a MZ 7 foi denominada Área de Influência Aeroportuária por se situar no entorno de Viracopos, a partir das rodovias Santos Dumont e Bandeirantes. A Macrozona 9 é conhecida como Área de Integração Noroeste e localiza-se entre rodovia Anhanguera e os limites com Sumaré e Hortolândia.

A próxima reunião ordinária do Concidade será em setembro, quando os membros receberão os dados iniciais que embasarão a elaboração dos PLGs das MZs 7 e 9.