Educação ambiental será tema de palestra
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

"A história do meio ambiente como instrumento de educação ambiental" será o tema da palestra marcada para esta sexta-feira, dia 20 junho, às 19h, no Salão Vermelho da Prefeitura. Com participação aberta a todos os interessados, a palestra integra o projeto CoEduCa – Coletivo Educador Ambiental de Campinas – no item Movimentos Sociais.

A apresentação estará a cargo de José Augusto Pádua, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pádua é também autor dos livros "O que é ecologia", "Ecologia e política no Brasil" e "Um Sopro de Destruição", entre outras publicações.

O CoEduCa foi um dos projetos contemplados em edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que destina recursos financeiros para viabilizar o Programa. A iniciativa conta, ainda, com diferentes apoios de diversos parceiros locais.

A meta é formar Educadores Ambientais que formarão outros Educadores Ambientais Populares nos seus bairros e regiões, viabilizando o desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente nas várias localidades de Campinas. Também é objetivo do Projeto promover a troca de experiências e de conhecimento e proporcionar uma especialização na área.

O Coletivo Educador é formado por diversas instituições que desenvolvem uma ação educativa sócio-ambiental. Atualmente, fazem parte da relação vários órgãos da Prefeitura de Campinas, como as Secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a de Educação; as Sub-Prefeituras de Sousas e Barão Geraldo e a Guarda Municipal de Campinas, além da Sanasa e Ceasa-Campinas. Também integram o grupo as universidades PUCC e Unicamp.

O Coletivo reúne, ainda, a ONG GAIA – Grupo de Articulação Interdisclipinar à Aprendizagem, Fundação José Pedro de Oliveira/Mata Santa Genebra, IAC, CATI, Movimento Sonha Barão, Diretoria Regional de Ensino Leste e Oeste, Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade/IPES, Instituto Jequitibás, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia e colaboradores desvinculados de instituições.