Sustentar: palestras abordam o consumo consciente, a produção e a inovação social
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Em sua palestra no "Congresso Internacional: Perspectivas e Desafios do Desenvolvimento Sustentável", que foi realizada hoje, dia 28 de maio, integrando a programação do Projeto Sustentar, André Trigueiro, jornalista âncora da Globo News, apontou algumas causas dos problemas ambientais no mundo, comparando os incidentes causados pela poluição às catástrofes naturais.

Ele também apontou a mudança urgente de comportamento da sociedade como a única saída viável para amenizar as conseqüências ambientais, incluindo, entre outras, aquecimento global e falta de água potável. "O risco é para cada um de nós, não apenas para o planeta. Estamos num caminho suicida", frisou o jornalista.

Trigueiro ressaltou também que, hoje em dia, existem muitas empresas que se vangloriam de promover ações socioambientais mas que, entretanto, não praticam essas ações e citou como exemplo a Petrobras, o Banco Bradesco e a Vale (Antiga Vale do Rio Doce). "A Petrobras veiculava propagandas em prol da questão ambiental e foi processada por algumas entidades, pois produz o diesel mais poluente do mundo; o Bradesco se diz o Banco do Planeta, mas financia frigoríficos na Amazônia e a Vale utiliza em suas locomotivas o biodiesel, mas promove a construção de três hidrelétricas no Pará", completou.

A propaganda e o consumismo também foram temas de destaque na apresentação do jornalista, que os classificou como um dos maiores vilões do desenvolvimento sustentável. "O consumismo, a necessidade de comprar, o desejo de ter, a produção de estoques e a ostentação do que temos, nos levou a essa sociedade sombria e problemática. É preciso discutir e muito o consumo sustentável. Principalmente dentro da publicidade, que promove esse consumo desenfreado", ressaltou.

"É preciso usar a riqueza de maneira providencial e escolher entre dois futuros. O consumo consciente pode levar a perdas ou ganhos na cadeia produtiva. Entretanto, se não houver questionamentos acerca do consumismo, onde vamos parar?", questionou.

Produção limpa

A palestra de André Trigueiro encerrou o segundo Painel de hoje, dia 28, que teve como tema "O Desenvolvimento Sustentável, a Produção mais Limpa e o Aproveitamento de Resíduos". A Coordenação geral do Painel ficou a cargo do Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Cláudo Aparecido Spadotto.

O primeiro e expositor do dia, Marlucio Borges, diretor de Meio Ambiente da CIESP Campinas, falou sobre "Sustentabilidade Ambiental: Desfios e Avaços para o Desenvolvimento Local". Na seqüência, as discussões prosseguiram com a comunicação de Rosa Cristina Cecche Lintz e Liz Lorena, da PUC Campinas, a quem coube discorrer sobre "Reaproveitamento de Resíduos na Construção Civil".

"O Uso Agrícola de Resíduos" foi o tema de Adriana M. M. Pires, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente", seguida pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, Ronaldo Severiano Berton, palestrante encarregado de apresentar a "Reciclagem Agrícola de Lodo de Esgoto.

Sustentabilidade e Inovação Social

A partir das 14h, o Congresso foi dominado pela discussão do "Desenvolvimento Sustentável e a Inovação Social", fio condutor do terceiro Painel, coordenado pela consultora e estudiosa Política Científica e Tecnológca/Unicamp, Tatiana Scalco. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Campinas, Carlos Henrique Pinto - primeiro palestrantes desse bloco -, que centrou sua fala no Direito Ambiental, toda a parte da tarde foi dominada pelo papel que cabe ao Estado para garantir o direito de todos a um meio ambiente digno, conforme preconizado na Constituição.

O secretário fez questão de enfatizar que o Direito Ambiental pode ser definido como "o conjunto de normas e princípios que garantem o perfeito equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e que, para isso, devemos usar os meios tecnológicos disponíveis atualmente. Ele também lembrou que a primeira lei a falar especificamente do meio ambiente como integrante da política nacional entrou em vigor em 1981 para estabelecer que "a preservação do meio ambiente está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico" e hoje, cabe à sociedade "pensar em desenvolvimento sustentável como forma de não esgotar bens para garantir a sobrevivência das gerações futuras".

Citando, ainda, a Constituição de 1988, Pinto disse que "viver em ambiente ecologicamente equilibrado é direito da pessoa humana" e alertou para o uso dos "quatro erres": reciclagem, reutilização da água, redução e recondicionamento, armas para garantir o ambiente ecologicamente correto.

Finalizando, Pinto lembrou que Campinas já possui algumas leis que transformam esses enunciados em ação, como a que proíbe a utilização de animas em eventos esportivos, a que obriga as lojas que comercializam animais a comprovar sua origem, a que regulariza a castração e a que garante faixa de proteção de terra a partir das margens dos rios para o crescimento de matas ciliares.

Agências reguladoras, Coeduca e case ambiental

Após a fala do secretário, a discussão girou em torno do "Papel das Agências Reguladoras o Desenvolvimento Sustentável", tema conduzido pelo professor universitário e sócio do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, Luiz Augusto Baggio. O próximo tema foi o "Coeduca – Coletivo Educador Ambiental de Campinas: Sustentabilidade e Participação", comunicação que ficou sob responsabilidade de Sandro Tonso, do CESET da Unicamp.

A "Implantação e Gestão do Parque Dom Pedro Shopping", um case de Campinas na área ambiental, foi o próximo tópico, apresentado pelo Gerente de Operações do Shopping, Fábio Deganutt. Ele discorreu sobre a postura de sustentablidade e a adoção de programas de preservação do meio ambiente colocador em prática pelo Shopping, destacando a reciclagem, reutilização da água e a conscientização do público que freqüenta o empreendimento.

A última palestra do dia foi proferida por Antonio Carlos Demanboro, da PUCC Campinas. O tema escolhido foi "Questões de Escala: Limites e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável. Entre as palestras também houve intervalos para perguntas e debates.

Amanhã, quinta-feira, o Sustentar prossegue com o Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável, a partir das 10h, no Centro de Convivência Cultural. A entrada é aberta a todos os interessados e a programação completa pode ser conferida no site www.sustentar.org.