Sustentar traz alternativas para garantir desenvolvimento com preservação
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Dizendo que "o Sustentar não é um projeto de Campinas, mas um projeto do Brasil e para o Brasil e que certamente terá contribuições a dar para o mundo", o prefeito Hélio de Oliveira Santos abriu, na noite de ontem, segunda-feira, dia 26, o Projeto Sustentar. A cerimônia contou com a presença de lideranças acadêmicas e empresariais, representantes da ciência e da tecnologia e de autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados internacionais como a ministra Conselheira da África do Sul, Annabel M. Haslop e o prefeito da cidade de Gifu, no Japão, Shige Mitsu Hosoé.

Dr. Hélio destacou que o Sustentar atende à necessidade de manter vivo o espírito que animou o Fórum Social, realizado anteriormente em Porto Alegre, "onde o grande tema era a cidadania", assim como vai ao encontro da importância de colocar em destaque a discussão da sustentabilidade, "um assunto de extrema importância e grande atualidade que abrange, por exemplo, a questão da Amazônia, que é nossa, é do Brasil".

Outro destaque feito por Dr. Hélio é o do combustível a partir de fontes renováveis, "o biocombustível, o bioetanol, a biomassa, todas vertentes que passam pela sustentabilidade e que serão discutidas ao longo desta semana". O prefeito disse que, dessa maneira, Campinas cumpre seu papel e sua obrigação, colaborando como o município brasileiro que tem vocação para o tema, por reunir universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e renomados especialistas capazes de contribuir, com inovações e conhecimento, para buscar soluções que aliem desenvolvimento e preservação.

Além do ambiental

A diretora do Departamento de Meio Ambiente e uma das coordenadoras do Sustentar, Mayla Porto, chamou a atenção da platéia para o fato de que "sustentabilidade não diz respeito somente ao meio ambiente, mas é um conceito amplo que inclui o social, o cultural, o econômico e a ética".

Ela também destacou o "paradoxo da sustentabilidade", ou seja, o fato de que é um princípio amplo, que deve permear diferentes setores da sociedade mas, ao mesmo tempo, depende também da conscientização e das ações de cada um. "Cada indivíduo é responsável por exercer a sustentabilidade, com ações que vão da economia de água e energia ao esclarecimento de seus amigos e vizinhos, passando pela separação do lixo reciclável e, por exemplo, à participação deste grande evento que é o Sustentar.

A capacidade de Campinas de liderar a busca e a consolidação da sustentabilidade também foi tema da diretora, assim como dos reitores da PUCC, Pe. Wilson Denadai, e da Unicamp, José Tadeu Jorge. Este último lembrou que Campinas concentra 15% das pesquisas que estão sendo feitas no País, "possuindo, portanto, condições ideais para liderar no campo do desenvolvimento sustentável".

O exemplo do Japão

Referindo-se aos 25 anos da parceria celebrada entre Gifu e Campinas, cidades-irmãs, e à presença do prefeito da cidade japonesa à abertura do Projeto Sustentar, o prefeito de Campinas contou que, em sua viagem a Gifu, no ano passado, pôde comprovar o respeito que os moradores daquele município têm com o rio que passa no centro da cidade, "um rio piscoso, que tem água com potabilidade".

Por isso, o conhecimento e os exemplos japoneses serão, segundo Dr. Hélio, outro dado importante que o Sustentar trará para o País. "Agregaremos informações de um povo que virá contribuir com este nosso objetivo de preservar o planeta para as gerações futuras", enfatizou o prefeito.

Programação extensa

O Projeto Sustentar estende-se até o próximo sábado, dia 31, quando será elaborado o Relatório Sustentar 2008, com um resumo das discussões, informações e conclusões possibilitadas pelo evento. Será um documento para orientar políticas públicas, segundo a diretora do Meio Ambiente, que será enviado para autoridades do município, Estado e União.

Até a próxima quarta, estará acontecendo o Congresso Internacional – Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável, The Royal Palm Plaza Hotel. Em seguida será a vez do Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável, no teatro interno e no teatro de arena do Centro de Convivência Cultural de Campinas.

A participação é gratuita e aberta a toda a população. A programação completa pode ser consultada no site www.sustentar.org.