Sustentar marca Campinas como referência internacional na preservação do planeta
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Acontece na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, a partir das 18 horas, no The Royal Palm Plaza Hotel, a abertura oficial do Projeto Sustentar. Da forma como foi idealizado, com uma programação diversificada que se estenderá até o dia 31, o Sustentar busca fazer de Campinas uma referência na questão ambiental.

Poder público municipal, universidades e setor privado se uniram para
promover o Projeto, que tem como realizadores a Prefeitura de Campinas, Sanasa, PUC Campinas, Unicamp, Fórum Campinas e Ab Maior Consultoria Ambiental. Concessionárias de serviços públicos, empresas e uma ampla gama de entidades de vários setores também estão presentes como participantes e apoiadoras.

De acordo o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Projeto Sustentar marca a disposição de Campinas de se tornar herdeira e sucessora do Fórum Mundial, que foi realizado em Porto Alegre, em anos anteriores.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e uma das
coordenadoras do Projeto Sustentar, Mayla Porto, explica que Campinas tem, em comum com o Fórum Mundial, dois objetivos. "O primeiro é garantir condições para o desenvolvimento econômico sem comprometer a preservação dos recursos naturais do planeta e, portanto, a vida das gerações futuras, o que pode ser considerado como a própria definição de desenvolvimento sustentável", explica a diretora.

A segunda meta é alcançar um diálogo amplo, oferecendo informação e
envolvendo nas palestras, discussões e busca e soluções os mais diversos segmentos da sociedade. "Só com o comprometimento de todos, e a conscientização de que cada um precisa fazer a sua parte, alcançaremos o desenvolvimento sustentável", acredita Mayla.

A abertura oficial do evento será feita pelo prefeito Dr. Hélio. Estão confirmadas, também, as presenças, entre outras autoridades, do prefeito de Gifu, cidade-irmã de Campinas no Japão, Shigemitsu Hosoé, e da Embaixadora da África do Sul, Lindiwe Daphne Zulu. Também estarão presentes secretários municipais, os reitores da PUC-Campinas, Wilson Denadai, e da Unicamp, José Tadeu Jorge, além dos demais organizadores.

100 horas de programação


Para atingir as metas a que se propõe, o Projeto Sustentar somará mais de 100 horas de programação, abrangendo um amplo leque de atividades que vão do científico ao lúdico, com espaço para gastronomia, passeios pela cidade e muita música. São esperadas cerca de cinco mil pessoas ao longo dos seis dias do evento, incluindo especialistas do Brasil e do exterior, cientistas, professores, estudantes, empresários, políticos, ambientalistas, artistas e público em geral.

O Sustentar conta com duas frentes de ação: o Congresso Internacional – Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável e o Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável. Os dias 27 e 28 de maio serão reservados ao Congresso Internacional, cujas atividades acontecerão no Salão Imperial do The Royal Palm Plaza Hotel. Em seguida acontecerá o Fórum, no teatro interno e no teatro de arena do Centro de Convivência Cultural de Campinas.

O Congresso Internacional pretende mostrar que o desenvolvimento sustentável representa a única saída para conciliar a produção de riqueza e o bem-estar da sociedade sem comprometer a sobrevivência do planeta e das gerações futuras. O evento pretende criar condições de diálogo contínuo do meio empresarial, acadêmico, poder público e sociedade sobre experiências para consolidar uma relação harmoniosa entre as dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Durante os três dias de evento, figuras reconhecidas envolvidas com a sustentabilidade participarão de palestras e discussões abertas ao público.

Dos dias 29 a 31, os trabalhos estarão concentrados no Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável. Serão 36 horas de atividades entre palestras, debates, exposições, oficinas, painéis, atividades artísticas e culturais, roteiros turísticos ecológicos, históricos e culturais. Os eventos reunirão nomes conhecidos de áreas diversificadas, mostrando que a meta da sustentabilidade precisa estar presente na sociedade como um todo, recebendo apoio e colaboração das várias áreas de atuação.

O Fórum estará integrado à Feira de Produtos, Projetos e Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, formada por 60 estandes divididos entre projetos dos setores público, empresarial e organizações não governamentais (ONGs). Estão programadas três grandes apresentações, às 21h, no Teatro de Arena Teotônio Vilela: Orquestra Sinfônica de Campinas, dia 29, Gabriel O Pensador, dia 30 e Sandra de Sá, dia 31 no encerramento do evento. Todas as atividades são gratuitas.

Gasto de energia

Ao final do evento será feito um balanço para que haja neutralização da
energia gasta durante as atividades do Sustentar . Para isso, será
inaugurado um Viveiro Escola, onde ficarão as mudas que, a partir de
novembro, serão plantadas no Parque Linear do Rio Capivari.

O Viveiro também dará atendimento a 60 bolsistas técnicos aprendizes e
ensinará atividades de viveiristas a 500 jovens que participam do programa Juventude Cidadã da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social (SMCTAIS). A neutralização do evento será feita e certificada por empresa que dispõe de metodologia autorizada.

Relatório final

Os principais pontos que foram discutidos durante o Projeto e os
encaminhamentos acertados durante os debates comporão o Relatório Sustentar 2008. O documento será elaborado na plenária final de avaliação e balanço, marcada para 17h do dia 31, na Sala Carlos Gomes do Centro de Convivência Cultural.

Segundo a diretora do Meio Ambiente e coordenadora do Sustentar, Mayla Porto, o objetivo do Relatório será divulgar as informações obtidas e contribuir para o avanço das reflexões e ações relativas ao desenvolvimento sustentável, além de subsidiar ações de políticas públicas.

Outras atividades

O Projeto Sustentar dará espaço, ainda, para um grande número de atividades ligadas, de diversas maneiras, ao tema da Sustentabilidade. As opções incluem atividades artísticas com nomes conhecidos, como a atriz Christiane Torloni e o ator Victor Fasano; aproveitamento de material reciclável para confecção de peças decorativas; passeios ecológicos, históricos e culturais; exposições e praça de alimentação com alimentos orgânicos.

Entre as apresentações musicais, destacam-se a Orquestra Sinfônica
Municipal, Gabriel O Pensador e a cantora Sandra de Sá, que fará o
encerramento da programação. Também estarão se apresentando, entre outros, coral infantil, coral universitário, grupos de dança da terceira idade e duo de maestros.

Outra vertente da programação reúne exposições que fornecem uma visão ampla e diversificada de como o tema da sustentabilidade pode ser interpretado com múltiplas visões. Da "Casa Ecológica" que será apresentada pela Cohab Campinas aos "Desenhos e Gravuras" do cartunista Carlos Latuff, conhecido por sua militância ecológica, serão muitas as oportunidades para colher subsídios que alimentem a reflexão e o debate.

Clique aqui e confira a programação completa.