Campinas participa do Seminário Município Verde
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

A diretora do Departamento de Meio Ambiente da Seplama – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Mayla Porto, representará Campinas no Seminário Município Verde, que será realizado nesta quarta-feira, dia 12 de março, na cidade de Atibaia. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Comitês PCJ.

O objetivo do encontro é orientar e capacitar os interlocutores do Estado nos municípios, ou seja, os técnicos da Prefeitura, na elaboração do Plano de Metas que o município terá que fazer, visando à obtenção da Certificação do Município Verde. Essa certificação será pré-requisito para integrar projetos estaduais no âmbito do meio ambiente e também contará para o recebimento de recursos do Estado.

A diretora do Meio Ambiente de Campinas tem a expectativa de que a capacitação oferecida pelo seminário contribua para a execução do Plano de Metas do município. Ela também espera que as discussões sejam mais um passo no sentido de melhorar a integração entre os poderes públicos e disseminar informações, consideradas importantes instrumentos de planejamento e gestão ambiental.

Além de Mayla Porto, participarão do Seminário os técnicos do DMA Cláudia Esmeriz e Adilson Barros. As palestras e discussões acontecerão no Centro de Convenções de Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, das 9h às 16h, conforme programação abaixo.

Programação:

8h - Credenciamento.

9h - Abertura.

9h40 - Poluição do Ar – Combate a Poluição Atmosférica.

10h - Uso da Água – Contra o desperdício da água.

10h20 - Saneamento – Esgoto Tratado e Lixo Mínimo.

11h - Habitação Sustentável – Madeira Sustentável na construção civil.

11h20 - Aspectos Negativos e Positivos (regionais).

12h - Almoço.

13h30 - Educação Ambiental.

14h - Arborização Urbana.

14h20 - Estrutura e Conselho Ambiental.

14h40 - Mata Ciliar.

15h10 - Municipalização de licenciamento e Fiscalização.

15h30 - Apresentação Município Verde: Análise da Situação Atual, Diretivas e Avaliação.

16h - A partir deste momento, a equipe continua no local para sanar possíveis dúvidas.