Concidade abre inscrições para candidatos
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

No próximo dia 26, o Conselho da Cidade (Concidade) elegerá seu vice-presidente para o biênio 2008/2009. As inscrições dos candidatos podem ser feitas até o dia 15, mediante entrega de ofício na secretaria do Conselho, que fica no 19º andar do Paço Municipal.

Podem se candidatar todos os conselheiros titulares já eleitos para o atual mandato, que vai até o final do próximo ano. A escolha do vice é a última etapa da renovação do Conselho, iniciada com a posse dos novos conselheiros em janeiro deste ano.

A presidência do Concidade continua a ser ocupada pelo Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, conforme determinado na criação do órgão. Quando o vice-presidente eleito tomar posse, termina o mandato-tampão do conselheiro Luiz Donizeti, que ocupa hoje o cargo.

A data da eleição do vice e as normas para a escolha foram definidas na última reunião do Conselho, realizada na quarta-feira, dia 27. Coordenado pelo presidente do Conselho e secretário de Planejamento, Vicente Andreu Guillo, o encontro também fechou o calendário de reuniões para todo este ano. "A intenção é que os conselheiros possam se agendar previamente e comparecer a todas as reuniões, para que tenhamos sempre quórum privilegiado na discussão dos problemas da cidade", afirmou Guillo.

Macrozona 5

Na reunião do dia 27, todos os Conselheiros titulares receberam uma cópia do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para instituir o Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 5. Além do texto impresso, foi distribuído também um CD contendo o projeto e o conjunto que formará o anexo do projeto, com mapas, gráficos e tabelas.

Os conselheiros assinaram a relação comprovando o recebimento. No caso de setores cujos conselheiros titulares não haviam comparecido, o material foi entregue aos suplentes. Segundo o presidente do Concidade, o procedimento é mais um passo na direção da total transparência das informações que o governo tem assegurado ao Conselho.

Guillo informou que o projeto de lei está passando agora pela etapa final, que visa apenas a adequação à linguagem jurídica, e em seguida será encaminhado para o Legislativo. Ele também convidou os conselheiros a participarem da discussão com os vereadores, ajudando a garantir a melhor lei para a MZ 5.

A Macrozona 5 é formada pelos bairros das regiões do Ouro Verde e Campo Grande e é a primeira das nove macrozonas em que o município foi dividido a ganhar seu Plano Local de Gestão. O detalhamento das diretrizes de crescimento e desenvolvimento para cada conjunto de bairros foi determinado pela lei do Plano Diretor de Campinas para que cada macrozona receba encaminhamentos capazes de dar conta das suas necessidades específicas.

Palestras

Os participantes da reunião do Concidade também deliberaram sobre a proposta de acrescentar pequenas palestras às reuniões ordinárias. Eles aprovaram a idéia e já escolheram como primeiro tema o Projeto Sustentar, cuja exposição ficará a cargo do representante da Unicamp, Mohamed Habib.

Defensor da idéia, o presidente do Concidade explica que as palestras abordarão temas variados, sempre ligados ao desenvolvimento do município. A intenção é subsidiar os conselheiros com informações e reflexões e alimentar o debate a respeito de iniciativas importantes para a vida da cidade.

Nesse sentido, ele acredita que a escolha do Projeto Sustentar para abrir o ciclo de palestras é representativa, já que o projeto integra poder público, iniciativa privada e universidade na busca de caminhos que permitam o desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente.

A data da exposição ainda será agendada, mas a secretaria do Concidade já está recebendo sugestão de novos temas e palestrantes, para a formação de um calendário que será divulgado antecipadamente. Os conselheiros também aprovaram a regra de que o tema da palestra só não poderá ser algum assunto que integre a pauta de discussões do Conselho para a reunião daquele mesmo dia.