Simpósio apresenta propostas para a destinação da malha ferroviária em Campinas
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

O I Simpósio Regional “A Ferrovia e a Cidade”, que ocorre nesta quinta e sexta, dias 14 e 15, no Salão Vermelho do Paço Municipal, pretende apresentar propostas para a destinação da malha ferroviária existente em Campinas. Os promotores do evento são a Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento e Cultura, o Instituto de Pesquisa Civitas e a Fapesp – Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Herança da época em que os trens eram os principais meios de transporte, o acervo ferroviário do município soma 120 quilômetros de leito e 650 metros quadrados de área útil, dividida entre oficinas, espaços para manobra e pátios. O estudo desse conjunto pelos pesquisadores que apresentarão suas conclusões durante o Simpósio começou em 2003, como um projeto intitulado “O papel dos leitos, pátios, e conjuntos edificados ligados às ferrovias na estruturação urbanística e nas políticas públicas para o município e Região Metropolitana de Campinas”.

A apresentação dos palestrantes e os debates agendados para os dois dias do encontro abordarão os ramais férreos e áreas adjacentes sob os aspectos histórico e cultural, urbanístico, ambiental e econômico. As exposições também provocarão a sociedade para manifestar-se sobre a melhor utilização de um acervo que já foi de extrema importância para o desenvolvimento do município e região, atualmente é visto como um conjunto de cicatrizes no tecido urbano mas está à disposição para ser aproveitado por novas formas de transporte, uma vez que corta a cidade de norte a sul e de leste a oeste.

O Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas, Vicente Andreu Guillo, que fará a abertura do Simpósio, e os profissionais da Secretaria, acreditam que a apresentação dos dados levantados durante os cinco anos de duração do projeto e a discussão da destinação a ser dada à malha ferroviária adquirem importância significativa no momento atual.

“Estamos discutindo o Trem Bandeirantes, as interligações necessárias para potencializar o Aeroporto de Viracopos, novas rotas entre os municípios da região metropolitana e todo tipo de alternativa de acesso que traga agilidade e alavanque o desenvolvimento e, nesse contexto, os espaços preservados pelos leitos e pátios das antigas ferrovias são uma reserva valiosa, à qual devemos dar o melhor uso”, reflete o Secretário.

Percorrendo a Campinas de 1800

Além das palestras, o Simpósio terá duas exposições, montadas no saguão do Paço Municipal. Uma delas mostrará mapas antigos da cidade, refazendo o crescimento de Campinas a partir do século XIX. As peças fazem parte de um acervo que estava disperso entre a PUCC, a Prefeitura e institutos de pesquisa e que foi reunido pelos estudiosos do Instituto Civitas.

Na outra mostra, o saguão do Paço Municipal será ocupado por um grande mapa mostrando como era o centro da cidade no ano de 1800. Medindo 36 metros quadrados e confeccionado em material plástico, o mapa será estendido como um tapete para que os visitantes, usando pantufas, possam “percorrer” ruas e praças.

Durante o “passeio”, será possível localizar e reconhecer pontos de referência como a Catedral Metropolitana e a Estação Ferroviária, além dos leitos férreos que, na época, estavam ativos. “Será uma forma de reviver a memória e de recuperar a história ferroviária em Campinas”, explica a arquiteta da Secretaria do Planejamento e pesquisadora do Instituto Civitas, Rosana Bernardo.

Programação do Simpósio

Dia 14

9 horas – Abertura - Vicente Andreu Guillo - Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas

10 horas – Mesa: A Dimensão Urbanística