Curso de Direito Ambiental chega ao fim
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

Após um ano de muitas palestras, discussões, debates e obtenção de novos conhecimentos o Curso de Direito Ambiental foi finalizado com um seminário de avaliação. Os participantes do curso realizaram na quinta-feira, dia 6 de novembro, um amplo trabalho com todas as informações adquiridas abordando temas diversos e relevantes como parques, geotecnologias, agência reguladora entre tantos outros.

A professora do curso e assessora jurídica da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), Andréa Struchel, ficou muito satisfeita com o andamento do curso e enfatizou que o saldo foi positivo. "O conteúdo apresentado no seminário final foi de alto nível acadêmico, o que demonstra a excelência do corpo técnico da municipalidade, além disso a troca de informações intersetoriais é importante e necessária para o profissional que desenvolve atividades na área ambiental, urbana, cultural, de educação, saúde, assistência social, jurídico, entre tantas outras", explicou Andréa.

Os alunos também gostaram do curso, mas lamentaram o tempo reduzido, já que o conteúdo era muito denso e complexo. "A variedade de temas abordados e integrados foi muito interessante. Responsabilidade ambiental, crimes ambientais juntamente com as sanções e penalidades foram importantes para nos ajudar a desempenhar cada vez melhor nossas tarefas", salientou a arquiteta da Seplama e integrante do curso, Daniela Ghilardi.

Outro participante, Ricardo Almeida, da Secretaria de Transporte (Setransp) afirmou que este curso foi importante para os funcionários saberem exatamente o que fazer em suas funções. "Eu desempenho atividades ligadas ao meio ambiente e preciso entender o assunto e saber como proceder e as conseqüências que podem acontecer", disse Almeida.

O curso contou com a participação de pessoas ligadas à área ambiental, como o promotor José Roberto Carvalho Albejante, o engenheiro agrônomo Rinaldo Oliveira Calheiros, o assessor jurídico Eduardo Bim, além da advogada Janaina Barbosa e os arquitetos João Batista Siqueira e Rosana Bernardo. As aulas foram ministradas por Andréa Struchel e foram coordenadas pelo professor José Henriques Specie.

Devido à procura pelo curso, existe a possibilidade de em 2008 ele ser realizado novamente. O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Seplama), da Escola de Governo do Servidor (EGDS) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).