Funcionários do DMA participam de capacitação
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

A diretora do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), Mayla Porto, juntamente com os técnicos Cláudia Esmeriz e Adilson Cláudio de Barros participarão do ciclo "Meio Ambiente em Temas", produzido pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) nesta sexta-feira, dia 7.

Este evento reunirá especialistas e gestores municipais para debaterem a Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Urbana e Estruturação de Sistemas de Coleta Seletiva Eficientes no Município.

Esta palestra faz parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do Estado de São Paulo pertencente ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e tem a finalidade de capacitar os conselheiros ambientais dos municípios paulistas bem como seus assessores para formular e implementar a política e gestão ambiental municipal.

Segundo os organizadores do projeto, o evento também tem a finalidade de fortalecer o Sisnama, além de promover o desenvolvimento de mecanismo para a gestão ambiental compartilhada, integrada e adequada às competências de cada ente federado.

As metas do projeto é mobilizar 200 prefeitos do Estado de São Paulo, receber 200 termos de adesão, formar 15 grupos regionais e mobilizar as regiões e capacitar os municípios. Ele ainda irá identificar a realidade municipal a partir da realidade dos capacitandos, identificar os problemas, as causas, as dificuldades e soluções para a superação dos conflitos ambientais locais e regionais.

Abertura

O primeiro seminário promovido pelo Cepam, que reuniu cerca de 150 pessoas, aconteceu no início desta semana abordando temas importantes como arborização urbana, reflorestamento e recuperação florestal de áreas degradadas. Os técnicos do DMA, juntamente com a diretora, também participaram deste evento.

"Este ciclo é enriquecedor para nós gestores, pois permite uma troca de experiências e conhecimentos, além de nos tornarmos mais capacitados para podermos melhorar a qualidade de vida da população campineira", explicou Mayla.