Campinas participa da III Conferência Nacional das Cidades
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

A III Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contará com a participação de cinco representantes de Campinas. Os delegados foram eleitos para debater e votar as propostas que mais possam contribuir para o desenvolvimento do País.

Os representantes de Campinas foram escolhidos durante a Conferência Estadual, realizada em setembro. Seguindo modelo determinado pelo Ministério da Cidade, o processo de discussão e elaboração das propostas começou nas cidades, com as fases municipais, e culminará com a conferência nacional, da qual sairão diretrizes válidas para todo o País.

A delegacia de Campinas terá cinco integrantes: o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e representante do Poder Executivo, Vicente Andreu Guillo; a representante de entidades profissionais, acadêmicas, pesquisa e conselho profissional, Débora Franzatto Verde; o representante das organizações não governamentais, Hélio Shimizu; o representante dos movimentos sociais e populares, Luiz Donizetti da Silva (Léo) e o representante das entidades sindicais dos trabalhadores, Celso Rodrigues.

A conferência, que é uma exigência da lei federal conhecida como Estatuto da Cidade, tem este ano o lema "Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social" e o tema "Avançando na gestão democrática das cidades". O Ministério das Cidades também definiu duas propostas que nortearão as discussões. A primeira foi intitulada como "A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades" e a segunda é "Capacidade e Forma de Gestão das Cidades".

O propósito do evento é estabelecer metas, agendas e planos de ações que discutam e apontem soluções para os problemas municipais, estaduais e nacionais. Campinas realizou sua conferência em junho deste ano, com ampla participação dos representantes dos diversos segmentos da sociedade e deu continuidade ao processo participante da Conferência Estadual.

Mais informações podem ser obtidas no site da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa) – www.emplasa.sp.gov.br .

Conferência Nacional das Cidades

Data: de 25 a 29 de novembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no SDC – Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental, Lote 5, Brasília - DF