CMDU e Fórum debatem Plano Local da MZ 5
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

O Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona (MZ) 5, região formada pelos bairros do Ouro Verde e do Campo Grande, será apresentado nesta terça-feira, dia 13 de novembro, aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e aos representantes do Fórum da Indústria Imobiliária, grupo formado por entidades representantes de engenheiros, arquitetos e empresas de construção civil. O evento acontecerá na Sala Milton Santos, situada no 19º andar do Paço Municipal, a partir das 17h45.

A exposição do Plano estará a cargo da equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), coordenada pelo Secretário Vicente Andreu Guillo. Serão utilizados mapas, fotos e gráficos para demonstrar aspectos da Macrozona que foram levantados durante os estudos e serviram de base para a elaboração das propostas que resultaram no PLG.

O Plano Local da Macrozona 5 está em fase final de elaboração. O conteúdo está sendo adaptado para compor o projeto de lei que será enviado ao Legislativo. O documento estará acompanhado pelo Caderno de Subsídios, onde constarão dados e explicações das medidas contidas no projeto.

Exposição

Diretrizes sobre traçado viário, vazios urbanos, meio ambiente, localização de equipamentos públicos, regularização fundiária e transporte estarão entre os temas que a Seplama abordará na reunião com o CMDU e o Fórum.

Os técnicos da Secretaria mostrarão, ainda, as análises e diagnósticos da MZ 5, cujas características e necessidades foram amplamente discutidas com os bairros da região. Além de reuniões setoriais, o debate aconteceu também em seminário composto por três reuniões realizadas durante o último mês de setembro.

Os Planos Locais de Gestão são um desdobramento do Plano Diretor, aprovado no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor tem a tarefa de tratar das diretrizes gerais para o desenvolvimento da cidade, os Planos Locais permitem a colocação de demandas específicas das diversas regiões.

Cada uma das nove Macrozonas que compõem o município terá seu próprio Plano, a começar pela MZ 5. Já está definido que, a partir da próxima fase do trabalho, serão elaborados os Planos Locais de duas Macrozonas por vez, simultaneamente, para agilizar o processo.

O objetivo é que até meados de 2008 todas as nove MZs em que o município está dividido tenham seu Plano. As próximas regiões a serem objeto de estudos serão as Macrozonas 7 e 9, onde ocorreram seminários nos últimos dias 10 de 11 de novembro.