PLGs são discutidos nas Macrozonas 7 e 9
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

Será realizada neste final de semana, dias 10 e 11, a primeira etapa dos seminários que ajudarão a construir os Planos Locais de Gestão (PLGs) das Macrozonas 7 e 9. Realizados nos bairros para facilitar o acesso dos moradores da área, os encontros fazem parte da estratégia adotada pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) para garantir ampla participação popular na elaboração desses planejamentos.

O diretor de Planejamento da Seplama, Alair Roberto Godoy, explica que esta primeira reunião será para conversar com os moradores e verificar quais os problemas. "Queremos que a população nos ajude, contribua e traga as demandas para que possamos analisar e, juntos, buscarmos uma solução", diz Godoy.

Depois do diálogo inicial, os técnicos da secretaria farão a caracterização e as leituras das macrozonas. "Nesse estágio, iremos verificar os dados obtidos pela Seplama e confrontar com as informações passadas pelos moradores", continua o diretor.

Segundo Godoy, somente após a realização dessas etapas é que as diretrizes serão traçadas. Reunindo todos os dados, estudos e análises, inclusive informações colhidas de diversos setores da Prefeitura, a Seplama fará as propostas para cada região.

O seminário final será destinado à capacitação dos moradores, que receberão explicações sobre o Plano Diretor, o PLG, as legislações urbanísticas e o que pode, ou não, ser aplicado em cada região. No total, serão realizados quatro seminários em cada Macrozona.

Macrozonas

A MZ 7 foi denominada Área de Influência Aeroportuária por se situar no entorno de Viracopos, a partir das rodovias Santos Dumont e Bandeirantes. Além de ser uma macrozona carente de infra-estrutura e com grande dificuldade de acesso, já que é cortada somente por rodovias, também abriga as áreas rurais do município.

Já a Macrozona 9 é conhecida como Área de Integração Noroeste e localiza-se entre rodovia Anhanguera e os limites com Sumaré e Hortolândia. É entrecortada, pois fica entre o corredor ferroviário Paulínia - Sorocaba, o gasoduto, o aterro Delta, a Fazenda Chapadão (conhecida como a Fazenda do Exército) e a Fazenda Santa Genebra. O grande desafio será possibilitar a intercomunicação entre essas áreas.

Participação

Os moradores da região estão se preparando para os seminários e garantem já saber os pontos críticos existentes nos bairros. O primeiro-tesoureiro da Associação de Moradores do Jardim Campo Belo, na Macrozona 7, e morador do bairro desde 1989, Justino da Silva, afirma que os principais problemas da região são as diretrizes viárias, a especulação imobiliária e o zoneamento.

"Temos uma briga de 30 anos para permanecer no bairro e não podemos permitir que o poder público facilite a vinda e permanência de indústrias e expulse a gente de lá. Precisamos de mudanças pontuais de zoneamento", esclarece Silva. No entanto, ele diz que todo tipo de desenvolvimento é bom, "desde que o indivíduo seja respeitado".

Na Macrozona 9, um dos entusiastas do seminário é o coordenador geral da Associação de Moradores do Parque Shalon, Antônio Vieira de Oliveira. Ele garante que utilizará todos os meios para incentivar a comunidade a comparecer aos seminários e levar contribuições. Oliveira se declara muito satisfeito com a administração municipal, já que o prefeito tem chamado os moradores para informar os problemas e pedir contribuições. Mas explica que o bairro ainda precisa ser "terminado".

"Nós temos uma infra-estrutura carente, precisamos de galerias, sarjetas e esgoto", conta Oliveira. Outro problema que preocupa a comunidade é a falta de segurança de muitas famílias, moradoras de áreas de risco.

Principais Bairros da Macrozona 7

São Domingos

Campo Belo

Jardim Fernanda