Concidade discute PLG das Macrozonas 7 e 9
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro e Caroline Vian

A metodologia e as estratégias para elaboração dos Planos Locais de Gestão (PLGs) das Macrozonas 7 e 9 serão abordadas na próxima reunião do Conselho da Cidade (Concidade), marcada para esta quarta-feira, dia 7, às 18h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A reunião é aberta aos interessados em conhecer os procedimentos que garantirão plena participação para a coleta de dados e preparação das propostas relacionadas aos Planos.

Já foi anunciado em reuniões anteriores do Concidade que a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) adotará uma dinâmica diferente da que foi seguida para o PLG da Macrozona 5. Esta região, formada pelo Ouro Verde e Campo Grande, foi a primeira a ter seu Plano elaborado e, atualmente, o documento está em fase de conclusão.

A primeira mudança é que, a partir de agora, Campinas vai trabalhar na preparação dos PLGs de duas macrozonas por vez, simultaneamente. A alteração, determinada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, visa agilizar a preparação dos Planos, a fim de que todas as nove macrozonas em que o município está dividido tenham o seu planejamento concluído até o final de 2008.

Também serão realizados quatro seminários em cada macrozona para discutir, junto com a população, as demandas de cada região. Os debates permitirão que os moradores ajudem a Prefeitura a planejar a cidade.

Durante a reunião, o Secretário de Planejamento reforçará o convite para que os conselheiros participem dos seminários. Os primeiros encontros serão realizados no próximo final de semana, dias 10 e 11, nas próprias Macrozonas 7 e 9.

O evento na Macrozona 7 será no sábado, das 13h às 17h, na rua Ademir Cubero Ruano, s/nº (Módulo de Saúde do Campo Belo I e Fumec). Já na Macrozona 9, o encontro será no domingo, das 9h às 13h, na rua Manuel Thomaz, 288, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. João Alves dos Santos.

Os Planos Locais de Gestão são um desdobramento do Plano Diretor, aprovado no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor contempla as diretrizes gerais para o desenvolvimento da cidade, os Planos Locais permitem a colocação de demandas específicas das diversas regiões. Cada uma das nove macrozonas terá o seu PLG, que deverá estar concluído até meados de 2008. Essa metodologia permitirá desenhar o desenvolvimento futuro de todo o município, com propostas específicas para cada região.