Seplama realiza curso de Direito Ambiental
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Caroline Vian

Um quebra-cabeça em que as peças são as nove Macrozonas (regiões formadas por conjuntos de bairros) em que Campinas está dividida e que, ao ser completado, dá um panorama do município. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), João Batista Siqueira, busca uma forma lúdica e atraente para que o "jogador" se familiarize com a cidade, explorando as questões físico-territorial, ambiental, social e cultural.

A criação do arquiteto será um dos temas da aula de Direito Ambiental marcada para esta quarta-feira, dia 24, às 14h, na Sala Milton Santos, no 19º andar do Paço municipal. Siqueira explica que, embora o trabalho ainda não esteja finalizado, vai ao encontro dos temas discutidos no curso, inclusive porque foi pensado em parceria com o Coletivo Educador Ambiental de Campinas (Coeduca) - lançado em 2006 e que tem o objetivo de formar multiplicadores ambientais no município.

O arquiteto é funcionário público há 18 anos e atualmente faz parte do setor de educação ambiental do DMA. Uma das suas metas como servidor é criar programas e projetos educacionais que envolvam a população e reforcem a mentalidade ambientalista, engajando as pessoas na luta a favor da preservação ambiental.

Além de Siqueira, outro membro da Seplama que fará palestra na aula desta quarta-feira é a arquiteta Rosana Bernardo. Como membro da coordenação do Plano Diretor de Campinas, ela explicará aos participantes os tópicos da legislação, aprovada no final de 2006.

Curso

O objetivo do curso é preparar os funcionários para desempenharem suas funções sem agredir o meio ambiente, ajudando a entender e enfrentar os desafios ambientais.

No total, serão 15 aulas que se realizam todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, na Sala Milton Santos, localizada no 19º andar do Paço Municipal. A carga horária do curso é de 30 horas, com encerramento previsto para dezembro. Os participantes receberão certificados ao final das atividades.