Comdema dá posse a nova diretoria
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro e Caroline Vian

Foi renovada nesta quinta feira, 18 de outubro, a diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Tomaram posse a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Seplama (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), Mayla Porto, como presidente, e Deise Mara Nascimento, como vice-presidente, com mandatos para o biênio 2007-2009.

Também foram escolhidos os novos membros das Comissões Temáticas. Os integrantes fazem parte do Conselho como titulares ou suplentes e, em seus novos cargos, terão a tarefa de propor caminhos para reduzir problemas ambientais do município.

Pela primeira vez no Comdema, apenas uma chapa se candidatou para a diretoria, mas os nomes foram submetidos à votação através da manifestação dos conselheiros. Mayla Porto, que já era presidente na gestão anterior, foi reconduzida ao cargo. "Isso é inédito no Comdema, estou muito feliz em continuar na presidência e tenho muito orgulho do trabalho realizado durante a gestão anterior", comemorou.

A presidente destacou a importância do Conselho, afirmando que o órgão é referência para Campinas no que se refere às questões ambientais e participação democrática. Ela avalia que "a atuação no Comdema é muito enriquecedora, pois permite o intercâmbio de experiências em prol da cidade".

Segundo Mayla, foram muitos os trabalhos desenvolvidos durante a primeira gestão, com destaque para a inclusão de um capítulo específico sobre meio ambiente no Plano Diretor de Campinas, aprovado no final de 2006. "Foi a primeira vez que o tema ambiental teve esse destaque em um Plano Diretor do município e consideramos um avanço a forma como as questões relativas ao assunto foram tratadas na lei".

A nova agenda de trabalhos ainda não está definida, mas a presidente garante que o Comdema irá ousar e avançar mais. Assuntos como a política de resíduos e empreendimentos imobiliários na APA, que já estavam sendo estudados na gestão anterior, continuarão em pauta para análise também pelos novos conselheiros.

Vice-Presidente

A  vice-presidente do Comdema, Deise Mara Nascimento, é membro do Instituto Árvore da Vida de Campinas, existente desde 2005. Ela também participa do Conselho de Cultura e é presidente do Fórum de Cultura do município. Além disso, participa da organização da 3ª Conferência do Estado do Meio Ambiente e já representou Campinas em outros países, como Cuba.

Deise destaca que acompanhou o crescimento e os problemas da cidade.

"Vim para Campinas com 13 anos e vi a transformação de cidade do interior para metrópole", conta ela. E acrescenta que o Comdema tem o poder de ser um conselho deliberativo, de contar com a participação de todos e com o envio de propostas: "podemos compartilhar e conviver no espaço da diversidade e chegar a um consenso, ou seja, por meio do Comdema podemos exercer a nossa cidadania".

A vice-presidente já definiu qual será a sua postura durante a gestão: "pretendo trabalhar em parceria com a Mayla Porto, trocar informações e abrir espaço para discussões".

Nova composição das Comissões Temáticas:

Comissão de Análise do Território e Gestão dos Recursos Naturais

Eleonore Zulnara Freire

Ângela Podolsky

Rogério Lobo Patiri

Márcia Helena Côrrea

Vitor Augusto Petrucci

Marílis Busto Tognoli

Edson Roberto Navarrete

André Mazili

Gilberto Penteado Brochado de Almeida

Peter Traue

Alcides Mamizuka

Thiago Borges Conforti

Comissão de Política e Gestão Ambiental

Hélio Shimizu

Déa Rachel de Carvalho

Edson Roberto Navarrete

Deise Mara Nascimento

Mayla Porto

Dionete Santin

Comissão de Controle de Poluição e Gestão dos Resíduos

Hélio Shimizu

Ivo Papaiz Júnior

Janete do Prado Alves Navarro

Plínio Escher Júnior

Márcia Helena Côrrea

Rogério Lobo Patiri

Vitor Augusto Petrucci

Anne Hélene Fostier

Noemie Zulnara Freire

Orides Martins de Assis

Comissão de Comunicação e Educação Ambiental

Mayla Porto

Deise Mara Nascimento

Edson Roberto Navarrete

Oscarlina Aparecida Furquim

Noemie Zulnara Freire

Maria Fernanda Spina