Concidade se reúne nesta quarta no Salão Vermelho
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

A partir da conclusão do Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 5 (região do Ouro Verde e Campo Grande), documento que está em fase final de elaboração, Campinas vai trabalhar na preparação dos PLGs de duas Macrozonas por vez, simultaneamente. A definição partiu do prefeito Hélio de Oliveira Santos após reuniões com a equipe da Seplama – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que coordena o processo.

O objetivo é agilizar a preparação dos Planos a fim de que todas as nove Macrozonas (conjunto de bairros) em que o município está dividido tenham o seu planejamento concluído até o final de 2008. O anúncio da nova forma de trabalho será feito nesta quarta-feira, dia 10, na reunião do Conselho da Cidade – Concidade, marcada para 18h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

Por reunir representantes de todos os segmentos da sociedade e também dos Conselhos Municipais, o Concidade é chamado de "Conselho dos Conselhos" e é, por determinação do Ministério das Cidades, o órgão que deve acompanhar todo o processo de planejamento do município. Essa atuação do Concidade garante que o planejamento seja feito de forma participativa, conforme determina a legislação federal.

Próximos Planos

As próximas regiões a serem objeto dos Planos Locais de Gestão serão as Macrozonas 7 e 9. A MZ 7 foi denominada Área de Influência Aeroportuária por se situar no entorno de Viracopos, a partir das rodovias Santos Dumont e Bandeirantes. A Macrozona 9 é conhecida como Área de Integração Noroeste e localiza-se entre rodovia Anhanguera e os limites com Sumaré e Hortolândia.

Além do anúncio das duas próximas Macrozonas a elaborarem seus PLGs, a reunião do Concidade também discutirá as estratégias para recolher informações, realizar diagnósticos e preparar propostas para essas áreas. O trabalho seguirá o mesmo esquema participativo adotado desde a preparação do Plano Diretor, promulgado no final de 2006, prevendo reuniões com os Conselhos e com a comunidade.

Macrozona 5

A reunião do Concidade desta quarta-feira tem ainda, na pauta, a apreciação e debates das diretrizes estabelecidas no Plano Local de Gestão da Macrozona 5. Depois de concluído, o texto será enviado para análise e votação da Câmara Municipal.

A intenção do Executivo, encarregado de preparar o texto do projeto de lei, é que o conteúdo contemple as aspirações e propostas da comunidade, que está participando de reuniões, recebendo informações e encaminhando contribuições desde o início deste ano.

Para dar condições de que todos os bairros envolvidos participassem do processo, a Seplama realizou, inclusive, encontros de capacitação, onde foram explicados conceitos e instrumentos urbanísticos e esclarecidas dúvidas sobre a metodologia de elaboração do Plano.