Seminário da Macrozona 5 termina neste sábado
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

A última fase do Seminário da Macrozona organizado para expor e discutir as diretrizes do Plano Local de Gestão da Macrozona 5 está marcada para este sábado, dia 29, a partir das 9 horas, na sede da Regional 13 - rua Natele Bertucci, 128, Parque Valença.

Na ocasião, os técnicos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) apresentarão para os moradores a proposta do Executivo para a região do Campo Grande e Ouro Verde, que formam a Macrozona 5.

O encontro está previsto para durar das 9 às 17 horas, entre exposição dos dados e debates. Estarão na pauta propostas para os aspectos ambiental, viário e de infra-estrutura, entre outros.

Após a apresentação, haverá espaço para manifestações das lideranças. "Estamos abertos a sugestões, debates e esclarecimento de dúvidas dos moradores", explicou Vicente Andreu Guillo, titular da Seplama.

A realização do seminário foi um pedido dos próprios moradores da região do Campo Grande e Ouro Verde, que solicitaram explicações dos conceitos urbanísticos e a visualização de dados da região. Eles também pediram orientação a respeito da metodologia de elaboração do PLG.

O membro da associação de moradores do bairro Vida Nova, Mário César Silva, que tem participado do seminário desde o início, acredita estar sendo feito um trabalho diferente para o município, mas enfatiza que é necessário fortalecer a discussão junto a setores como os empresários e os sindicatos. "É muito importante a integração do poder público com a comunidade e, com certeza, daremos saltos qualitativos nas questões referentes ao município", testemunhou Silva.

Ciclo

As reuniões realizadas durante o mês de setembro possibilitarão fechar propostas para o Plano Local de Gestão, que posteriormente será transformado em projeto lei e submetido à votação na Câmara Municipal. O primeiro encontro foi destinado à capacitação dos moradores para explicar conceitos urbanísticos e os novos instrumentos disponibilizados pelo Estatuto da Cidade.

Já o segundo encontro, realizado no dia 15 deste mês, foi dedicado à apresentação de dados, leituras e diagnósticos feitas pelos técnicos da Seplama sobre as questões locais.

Planos Locais

Na lei que instituiu o Plano Diretor, aprovada em dezembro de 2006, já estava prevista a elaboração dos Planos Locais de Gestão para cada uma das nove macrozonas em que Campinas foi dividida.

Os Planos Locais de Gestão terão a tarefa de detalhar as leituras e demandas de cada área, e de apontar os melhores caminhos para a superação de problemas. Adotando o esquema participativo já utilizado no Plano Diretor, os PLGs deverão ser amplamente discutidos junto à população de todas as macrozonas.