Novos conselheiros tomam posse no COMDEMA
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro e Caroline Vian

Será nesta quinta-feira, dia 27, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Após a solenidade, marcada para 14h na ACI (Associação Campineira de Imprensa), será escolhida a data para eleição da nova diretoria da entidade.

Os novos integrantes terão mandato até 2009. Eles foram eleitos por segmentos, respeitando-se a composição oficial do Comdema, que reúne representantes dos poderes Executivo e Legislativo e de setores da sociedade envolvidos com a questão ambiental.

Metade dos novos Conselheiros participa do órgão pela primeira vez, equivalendo a uma renovação do Comdema que significa, na opinião da atual presidente, Mayla Porto, também diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, a ampliação da participação da comunidade nas discussões relativas ao tema.

"Isso mostra que o Conselho está cumprindo o seu papel, não apenas de debater e orientar procedimentos ambientais, mas também de divulgar os temas e ampliar a consciência de que nossa vida e a preservação do planeta estão intimamente ligadas", avalia a diretora.

Caráter deliberativo

Conforme determina a lei, o Comdema tem caráter deliberativo no âmbito de sua competência legal, e seu objetivo é promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental.

Entram na pauta do Conselho questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente natural e construído no município de Campinas.

Composição do Comdema

Poder Executivo – 8 representantes

Poder Legislativo – 1 representante

Instituições/Entidades – 10 representantes

Sindicatos – 3 representantes

Técnico/Profissional – 2 representantes

Empresarial - 2 representantes

ONGs ambientalistas – 4 representantes

Associações de Bairros – 6 representantes

Posse

O Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Vicente Andreu Guillo, fará a abertura do evento de posse. Em seguida, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Mohamed Habib fará uma palestra mostrando a importância do meio ambiente em nossas vidas e a necessidade de que todos os setores se mobilizem para evitar novas agressões ao planeta.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mayla Porto, apresentará o projeto SUSTENTAR, que tem como foco a informação e conseqüente engajamento da sociedade para viabilizar o desenvolvimento sustentável.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, Unicamp, CPqD e Instituto de Qualidade de Campinas (IQ) e terá quatro grandes linhas de ação: uma Campanha Educativa, o Congresso Latino-Americano para o Desenvolvimento Sustentável, um Fórum Popular e uma Feira de Produtos e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável.

Dia: 27 de setembro – quinta-feira

Local: ACI - Associação Campineira de Imprensa - Rua Barreto Leme, 1479 - Centro

Pauta :

14 horas - Posse dos novos conselheiros

Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Vicente Andreu Guillo

15 horas - Palestra: Pró Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp - Prof. Dr. Mohamed Habib

15:30 horas - Apresentação Projeto "Sustentar"

16 horas - Convocação Reunião Extraordinária – eleições

16:30 horas - Encerramento