Prefeitura lança o Projeto SUSTENTAR
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

"É possível estabelecer uma relação conexa e positiva entre desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e respeito à sustentabilidade; é possível pensar em tecnologias limpas que respeitem o meio ambiente sem travar o desenvolvimento; é possível formar as novas gerações com a certeza de que o nosso futuro e o futuro do planeta estão intimamente ligados. E Campinas tem um papel de destaque em todas essas responsabilidades porque temos, aqui, a união da ciência e da tecnologia, da criatividade e do empenho."

Essas palavras do prefeito Hélio de Oliveira Santos deram o tom do lançamento do Projeto SUSTENTAR, ocorrido na noite da última quinta-feira, dia 20, com a presença de autoridades, políticos, empresários, técnicos e pesquisadores.

Além do prefeito, estavam presentes, entre outros, o vereador Carlos Chiminazzo representando o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Cláudio; o reitor da Unicamp. José Tadeu Jorge, e o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Mohamed Habib; o diretor do Instituto de Qualidade de Campinas, Luís Fernando Faria; o vice-presidente do CPqD, Cláudio Violato; secretários municipais e a diretora de Meio Ambiente, Mayla Porto, que integrará a equipe de coordenação do projeto.

O prefeito conclamou toda a sociedade a se engajar no SUSTENTAR e assegurou que o governo federal estará presente, participando das atividades com figuras expressivas. E reforçou: "vamos construir um novo conceito de democracia e liberdade, só que agora vamos escrever com novas cores, em especial com a cor do verde, da vida".

O SUSTENTAR terá quatro grandes linhas de ação: uma Campanha Educativa, o I Congresso Latino-Americano para o Desenvolvimento Sustentável, um Fórum Popular e uma Feira de Produtos e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Campinas, Unicamp, CPqD e Instituto de Qualidade de Campinas (IQ).

O objetivo é viabilizar o desenvolvimento sustentável, definido pelos promotores do Projeto como "o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro".

Informar para mobilizar

O projeto SUSTENTAR terá como uma das linhas mestras uma campanha educativa voltada para os estudantes da rede pública de ensino. O tema será o desenvolvimento sustentável.

O conteúdo que norteará a campanha foi elaborado por acadêmicos da Unicamp e por técnicos do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura. Esse conteúdo será transformado em uma cartilha, para levar a mensagem de forma simples e divertida.

O objetivo da publicação é orientar de maneira didática e informar sobre os impactos que a natureza sofre com atitudes pouco pensadas. Serão impressos 100 mil exemplares, em papel reciclado, em quatro cores.

Congresso

O I Congresso Econômico Latino-Americano para o Desenvolvimento Sustentável será desenvolvido considerando que o Desenvolvimento Sustentável representa a única saída para conciliar a produção de riqueza e o bem-estar da sociedade sem comprometer a sobrevivência do planeta e das gerações futuras.

O evento pretende criar condições no meio empresarial para que haja uma relação harmoniosa entre as dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental. E também visa estimular dirigentes de empresas para compartilhar saberes e experiências em um processo de estímulo permanente em busca de soluções.

O Congresso almeja, ainda, ser um grande aliado no fortalecimento da cultura do desenvolvimento sustentável, ampliar a capacidade de todos e multiplicar o conhecimento por meio de troca de experiências com especialistas do Brasil e da América Latina.

Fórum Popular

O Fórum Popular tem como grande desafio disseminar o tema e as práticas da sustentabilidade para o grande público, ajudando na formação de lideranças do futuro. Será realizado no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, que tem capacidade para comportar 5 mil pessoas.

Nesse espaço, organizações e instituições poderão apresentar soluções que, embora simples, possibilitam divulgar iniciativas sustentáveis e multiplicar idéias e conhecimentos.

O evento contará com programação cultural e artística gratuita, mostrando o sentido da vida associada à preservação da natureza e aos conceitos da sustentabilidade.

Feira

A Feira de Projetos e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável tem como proposta permitir a apresentação de projetos bem sucedidos desenvolvidos dentro do conceito de sustentabilidade por empresas de vários segmentos; instituições públicas, acadêmicas e financeiras; fundos de investimentos, cooperativas, ONGs e editoras.

A meta do evento é articular e apresentar as várias informações científicas, tecnológicas e de outros campos do saber humano, fundamentadas nos aspectos que nortearão o Projeto: sustentabilidade econômica, ecológica, social, cultural e ética.

Assim, serão abordados, entre outros, temas como poluição, biodiversidade, exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, efeitos climáticos, consumo responsável, mecanismos de desenvolvimento limpo e novas tecnologias. Também serão abrangidos valores culturais, organização política e social.