Reunião no Ouro Verde discute planejamento
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Os técnicos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura (Seplama) apresentam neste sábado, dia 15, para os moradores da região do Ouro Verde, a proposta do Executivo para o Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 5. O encontro será a segunda fase do Seminário organizado para discutir e expor as diretrizes do PLG, um evento que começou no dia 1º deste mês, com uma reunião de capacitação, e será concluído no próximo dia 29, quando será a vez dos moradores do Campo Grande conhecerem as propostas.

O encontro deste sábado acontecerá na sede da Administração Regional 12, localizada na Rua Dez, 124, no Jardim Cristina. Prevista para durar o dia todo, das 9h às 17h, a reunião começará com a apresentação das características da região e das propostas para aspectos como o viário, ambiental, de infra-estrutura, de acesso para outras regiões da cidade e harmonização com municípios vizinhos como Hortolândia e Monte-Mor e, ainda, critérios para distribuição de equipamentos públicos, entre outros.

Em seguida, haverá espaço para esclarecimentos de dúvidas dos participantes e colocação de sugestões e reivindicações por parte dos moradores daquela área. A necessidade de apresentar a proposta do PLG para os bairros da Macrozona 5, abrangendo a explicação de conceitos urbanísticos mais complexos e a disponibilização dos dados levantados pela Seplama surgiu ainda durante as primeiras reuniões que tiveram o PLG como tema, quando ficou acertado que o documento não seria fechado sem a realização do Seminário.

No próximo dia 29, o mesmo esquema será seguido na sede da Regional 13, quando os participantes serão os moradores da região do Campo Grande. O encontro também está marcado para o período entre 9h e 17h, na rua Natele Bertucci, 128, Parque Valença.

Detalhamento

A elaboração dos Planos Locais de Gestão já foi prevista na lei que instituiu o Plano Diretor de Campinas, aprovada no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor é composto pelas diretrizes gerais que nortearão o desenvolvimento do município nos próximos 10 a 15 anos, os Planos Locais serão construídos para cada uma das nove Macrozonas (conjuntos de bairros) em que Campinas foi dividida.

Assim, os PLGs darão a oportunidade de detalhar as leituras e demandas de cada área, e de apontar os melhores caminhos para a superação de problemas. Esses documentos também serão remetidos à Câmara Municipal para transformação em legislação municipal.

Seguindo o mesmo esquema participativo adotado para elaborar o Plano Diretor, os PLGs serão discutidos previamente com a população, em ocasiões como o seminário da Macrozona 5, a primeira que está tendo seu Plano elaborado. Na visão do representante dos movimentos populares da Macrozona 5, vice-presidente do Conselho da Cidade e integrante da comissão preparatória do Seminário, Luis Donizeti da Silva, o Leo, "o seminário legitima a participação popular e dá condições de que todos contribuam".

Passado e futuro

O Secretário de Planejamento, Vicente Andreu Guillo, explica que na Macrozona 5, onde são muitas as carências, "planejar o futuro é resgatar os problemas do passado, em situações que deveriam ter sido atendidas e não foram". Um exemplo citado por ele é o da regularização fundiária, problema que deveria estar resolvido mas ainda representa um desafio.

Para Guillo, o encontro deste sábado, dia 15, será marcado pelo esforço para fazer com que a população olhe para o futuro. "Será a hora de discutir, por exemplo, que tipo de urbanização será permitida, como agir em relação aos empreendimentos habitacionais de interesse social, de que forma encaminhar questões ambientais como a do aterro Delta, quais equipamentos públicos são necessários", exemplifica Guillo.

O Secretário explicou, ainda, que os representantes da Macrozona 5 já receberam um documento elaborado pela Seplama com as primeiras leituras da região. Ou seja, um documento que contém dados preliminares e diagnósticos iniciais da situação da Macrozona 5, suas características e problemas.

Essas informações, além de outras coletadas junto aos moradores, formam a base do PLG. Entre os assuntos abordados e que são fundamentais para a discussão do Plano da Macrozona 5 estão, entre outros, como atuar em relação aos vazios urbanos, de que maneira promover a integração viária entre os bairros da área, como evitar a degradação ambiental etc.

Seminário do Plano Local de Gestão da Macrozona 5

Participação aberta a todos os interessados

Dia 15, sábado

Local – Rua Dez, 124, Jardim Cristina (AR 12)