Seminário da Macrozona 5 acontece neste sábado
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Começa neste sábado, dia 1º, o Seminário da Macrozona 5, região que congrega os bairros do Ouro Verde e do Campo Grande. Serão três encontros com o objetivo de preparar os moradores para participarem do Plano Local de Gestão (PLG) da área, documento que está sendo elaborado com a coordenação da Seplama – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A fim de facilitar o acesso da população, as reuniões acontecerão sempre aos sábados. Depois do dia 1º, quando o debate acontecerá no Ceprocamp, haverá encontros nos dias 15 e 29 de setembro.

Uma comissão formada por lideranças da Macrozona está encarregada de mobilizar os moradores e incentivar a participação no Seminário. Para auxiliar na divulgação, a Seplama produziu e distribuiu cartazes anunciando o tema e as datas do seminário.

Na visão do representante dos movimentos populares da Macrozona 5, vice-presidente do Conselho da Cidade e integrante da comissão preparatória do Seminário, Luis Donizeti da Silva, o Leo, "o seminário legitima a participação popular e dá condições de que todos contribuam".

Leo acredita que, sem os encontros, a participação ficaria restrita ao que ele chama de "elite do movimento popular", aqueles que já conhecem o processo e sabem como encaminhar suas perguntas e pedidos. "O seminário dará condições para que a gente simples e leiga também participe de uma discussão que vai influenciar no desenvolvimento da cidade como um todo", defende.

Capacitação

Neste sábado, o seminário será dedicado à capacitação dos moradores, para que entendam o que é o Plano Local de Gestão, como se desenvolve o processo de elaboração do documento e qual o objetivo a ser atingido com o Plano. Também será explicada a metodologia para redação de propostas e encaminhamento das contribuições.

Além de simplificar os termos técnicos empregados no PLG e explicar conceitos urbanísticos utilizados no trabalho, esta primeira etapa do trabalho também servirá para deixar claro aos moradores o que deve ser objeto do PLG e o que não diz respeito ao Plano.

"Vamos falar de conceitos para que os moradores entendam, por exemplo, que embora o Plano Local de Gestão seja um momento de detalhar as necessidades da Macrozona e cuidar de demandas específicas daquela área, não cabe entrar em minúcias como, por exemplo, o buraco de rua", reforçou o Secretário de Planejamento, Vicente Andreu Guillo.

Três momentos

No dia 15, o seminário acontece na Administração Regional 12, no Jardim Cristina, e no dia 29, na AR 13, localizada no Parque Valença. Todos os encontros estão previstos para começar às 9h e terminar às 17h.

Segundo o Secretário de Planejamento, o Seminário está estruturado para atingir seu objetivo em três momentos. O primeiro, que deve acontecer já no próximo sábado, dia 1º, servirá para articular o passado e as demandas que serão apresentadas.

Isso é necessário porque, de acordo com Guillo, na Macrozona 5, onde são muitas as carências, "planejar o futuro é resgatar os problemas do passado, em situações que deveriam ter sido atendidas e não foram". Um exemplo citado por ele é o da regularização fundiária, problema que deveria estar resolvido mas ainda representa um desafio.

O titular da Seplama explica que o segundo momento, que ocorrerá no encontro do dia 15, será marcado pelo esforço para fazer com que a população olhe para o futuro. "Será a hora de discutir, por exemplo, que tipo de urbanização será permitida, como agir em relação aos empreendimentos habitacionais de interesse social, de que forma encaminhar questões ambientais como a do aterro Delta, quais equipamentos públicos são necessários", exemplifica Guillo.

O terceiro momento, identificado com a reunião do dia 29, será de consolidação das propostas. Por isso, o Secretário prevê que, entre o segundo e o terceiro encontros, provavelmente será formada uma comissão com a tarefa de organizar a apresentação que deverá acontecer no dia 29.

O Secretário de Planejamento explicou, ainda, que os representantes da Macrozona 5 já receberam um documento elaborado pela Seplama com as primeiras leituras da região. Ou seja, um documento que contém dados preliminares e diagnósticos iniciais da situação da Macrozona 5, suas características e problemas.

Essas informações, além de outras que estão sendo colhidas e que também serão coletadas junto aos moradores, formarão a base para a elaboração de propostas para o PLG. Entre os assuntos abordados e que são fundamentais para a discussão do Plano da Macrozona 5 estão, entre outros, como atuar em relação aos vazios urbanos, de que maneira promover a integração viária entre os bairros da área, como evitar a degradação ambiental, etc.

Aprendizado

Em relação ao PLG da Macrozona 5, o Secretário faz ainda a observação que o processo, incluindo o seminário, servirá também para o aprendizado dos técnicos municipais. Isso é importante, explica, porque, ao todo, são nove Macrozonas no município e cada uma delas deverá ter seu próprio Plano Local de Gestão.

A Macrozona 5 é a primeira que está passando por esse processo. "O que aprendermos agora servirá para agilizarmos e aperfeiçoarmos o sistema no trabalho que nos espera daqui para a frente", enfatiza Guillo. Por isso, ele disse que recebeu do prefeito Hélio de Oliveira Santos a orientação de que, mais importante do que cumprir prazos, é realizar um trabalho bem feito no PLG do Ouro Verde e Campo Grande.

"Vamos empenhar o tempo que for preciso porque sabemos que o aprendizado nos será útil no futuro, permitindo, inclusive, agilizarmos os procedimentos nos Planos seguintes", garante Guillo.

Seminário do Plano Local de Gestão da Macrozona 5

Dia 1º, sábado

Local – avenida dos Expedicionários, 145 (Ceprocamp)

Dia 15, sábado