Concidade marca eleição e prossegue discussão do PLG
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Na próxima reunião, marcada para o dia 22 de agosto, o Conselho da Cidade de Campinas – Concidade – elegerá seu vice-presidente, cargo que ainda está vago. A decisão foi um dos resultados do encontro ocorrido nesta quarta-feira, dia 8, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Também ficou definido que os candidatos poderão ser apresentados até o próprio dia 22. Porém, os que se inscreverem antes terão seus nomes divulgados antecipadamente no site do Conselho. Os conselheiros decidiram, por votação, que o vice-presidente eleito no dia 22 terá um mandato-tampão, com duração prevista até o início de 2008.

Em janeiro de 2008, quando tomarem posse os novos membros, já eleitos para renovar o órgão, será escolhido um novo vice-presidente, cujo mandato expirará junto com os dos novos conselheiros. A forma de eleição deste novo vice-presidente será discutida nesta próxima reunião.

Novo presidente

A reunião desta quarta-feira foi a primeira presidida pelo novo secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Vicente Andreu Guillo, que também passou a ocupar o cargo de presidente do Concidade, conforme portaria já publicada no Diário Oficial do Município.

Guillo abriu a assembléia enfatizando que era uma reunião voltada, prioritariamente, para a reafirmação do calendário e dos compromissos assumidos anteriormente pelo Conselho. Ele também destacou a intenção de "aprofundar a participação como um processo contínuo entre todos os setores sociais".

O ex-secretário de Planejamento e ex-presidente do Concidade, Márcio Barbado, acompanhou o início da reunião. Após falar da sua satisfação por ter ajudado a implantar o Conselho em Campinas, destacar a importância do órgão e agradecer a colaboração dos conselheiros, Barbado ouviu elogios e agradecimentos de representantes do setor acadêmico e popular.

Macrozona 5

Outro assunto tratado na reunião foi o Plano Local de Gestão da Macrozona 5, que abrange as regiões do Campo Grande e Ouro Verde. O Plano já vem sendo discutido no Conselho, após a Secretaria de Planejamento (Seplama) ter apresentado leituras, dados e diagnósticos da área, e ter aberto o assunto para conhecimento e envio de contribuições por parte dos conselheiros.

A partir do consenso dos presentes, ficou acertado que a reunião (do dia 22) também tratará da forma de encaminhamento da minuta do Plano, para que ele seja remetido ao prefeito Hélio de Oliveira Santos e, posteriormente, à Câmara Municipal.

Antes, porém, será cumprido o compromisso assumido pela Seplama, de realizar seminários em bairros do Campo Grande e Ouro Verde para levar as informações até os moradores. Foi formado um grupo de trabalho para organizar os eventos e mobilizar a população para participar dos debates