Moradores discutem Plano Local de Gestão
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura de Campinas - 04/07/2007
Autor: Mônica Monteiro

Nesta quarta-feira, dia 4 de julho, a equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) estará na Administração Regional (AR) 12 para conversar com os moradores da região sobre o Plano Local de Gestão (PLG) que está sendo elaborado para aquela área, que integra a Macrozona 5. O encontro faz parte do calendário de encontros previsto para recolher contribuições da sociedade para a redação final do Plano.

O secretário de Planejamento, Márcio Barbado, explica que essas reuniões acontecem no Salão Vermelho do Paço Municipal e também nos bairros. "A equipe de técnicos leva a discussão até locais centrais das Macrozonas para estimular a participação da comunidade, que tem o acesso facilitado e não precisa se deslocar até o centro", afirma.

A reunião começa com uma explicação do que é o PLG, quais os objetivos e como se dá o processo de elaboração. Em seguida, a palavra é aberta para debater as questões físico – territorial, ambiental, social e econômica. A Macrozona 5 envolve a região do Campo Grande e Ouro Verde e é a primeira que está tendo seu Plano Local formatado.

O encontro está marcada para 19 horas, na AR 12 (Rua Dez, 124 – Jardim Cristina) e terá coordenação do secretário de Planejamento. Com a ajuda da projeção de imagens e mapas, os técnicos da Seplama mostrarão os dados e análises referente à Macrozona 5 e esclarecerão as dúvidas dos participantes.

Planos Locais de Gestão

A elaboração dos Planos Locais de Gestão representa a seqüência do processo de planejamento continuado, previsto no Plano Diretor de Campinas e transformado em lei no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor contém diretrizes gerais para o desenvolvimento do município, os Planos Locais comportarão detalhes e indicações específicas para fazer frente às necessidades particulares de cada região.

Cada uma das nove Macrozonas, em que foi dividido o município, terá o seu próprio PLG, que irá relacionar problemas e demandas próprias de cada região, e apontará caminhos e soluções. Depois de amplamente discutido, o texto de cada um dos PLGs será encaminhado à Câmara Municipal para ser votado e transformado em lei municipal.