Encerramento da 3ª Conferência será nesta 6ª
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro e Caroline Vian

A abertura da Assembléia de Encerramento da 3ª Conferência da Cidade de Campinas será nesta sexta feira, dia 29 de junho, às 18h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

O evento, aberto a todos os interessados, contará com a presença de autoridades, incluindo a representante do Ministério das Cidades, Arlete Moisés, e do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas (Seplama) e presidente da Conferência, Márcio Barbado, que representará o prefeito Hélio de Oliveira Santos.

A finalidade da Conferência é pensar e debater soluções para a cidade, o Estado e o País através do estabelecimento de agendas, metas e planos de ação. Depois da etapa municipal, as propostas eleitas são enviadas e debatidas nas Conferências Estaduais e na Conferência Federal.

Neste ano, a Conferência está sendo norteada pelo lema "Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social" e pelo tema "Avançando na gestão democrática das cidades". Ambos foram definidos pelo Ministério das Cidades.

Além disso, foram amplamente debatidas as duas temáticas existentes: "A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades" e "Capacidade e Forma de Gestão das Cidades". Campinas incluiu ainda uma terceira temática, para tratar dos Planos Locais de Gestão (PLGs).

Votação das propostas

No sábado, dia 30, acontecerá a votação das propostas e o encerramento da 3ª Conferência. Os trabalhos começarão às 8 horas, no auditório da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, antiga Estação da Fepasa, no centro).

Nesse dia também haverá o cadastramento dos delegados que representarão Campinas na etapa estadual da Conferência. Eles defenderão as propostas aprovadas na cidade e também ajudarão a opinar e votar propostas levadas por outros municípios. "Esta etapa marcada para sábado será grandiosa, já que votaremos quais propostas irão para a Conferência estadual. Temos uma grande responsabilidade", afirmou o presidente da Conferência.

Propostas

A secretaria da Conferência recebeu 144 propostas de diversos segmentos da sociedade para contribuir com o desenvolvimento do município. Participaram da elaboração das propostas diversas secretarias da Prefeitura, os movimentos sociais e populares, representantes de entidades ambientais e do segmento empresarial. Além desses, também houve a participação de representantes de cooperativas de reciclagem.

O secretário da Seplama afirma que todos puderam contribuir e discutir o futuro da cidade de Campinas. "A amplitude das propostas mostra o interesse e a preocupação não só com o município, mas com a condução do País e as medidas para proporcionar qualidade de vida para todos", apontou Barbado, dizendo que as propostas espelham também o slogan da Conferência: "Faça Campinas melhor".

"A Conferência está sendo totalmente democrática e participativa, pois queremos que todos participem e debatam o rumo da nossa cidade", explica o secretário. Para garantir a participação de todos, Barbado enviou um ofício aos 8.500 nomes cadastrados lembrando da importância do comparecimento no sábado, para a discussão final e votação das propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da Conferência.

Diplomas

Todos os integrantes da Comissão Preparatória da Conferência receberão diplomas lembrando sua contribuição para a organização do evento. Os diplomas foram assinados por Barbado, que avalia a entrega como uma homenagem e um agradecimento a quem ajudou na viabilização da Conferência, contribuindo também para que o encontro mobilizasse os vários segmentos da comunidade.

A Comissão Preparatória foi composta por representantes da sociedade, divididos em sete segmentos: Executivo; Legislativo; Movimentos Sociais e Populares; Trabalhadores, representados por suas entidades sindicais; Empresariado relacionado à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; Entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e Conselhos Profissionais e ONGs - Organizações Não Governamentais.