3ª Conferência: propostas somente até dia 25
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura de Campinas - 22/06/2007
Autor: Mônica Monteiro e Caroline Vian

A sociedade tem até a próxima segunda-feira, dia 25 de junho, às 17 horas, para enviar propostas para a 3ª Conferência da Cidade. As contribuições já estão sendo apresentadas e debatidas desde a última terça feira, dia 19, nas reuniões da Conferência.

"Todos devem contribuir, enviar propostas e discutir o futuro da cidade de Campinas. Este é o momento de refletirmos sobre o melhor rumo para a cidade", explica o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e presidente da Conferência, Márcio Barbado, lembrando o slogan da Conferência: "Faça Campinas melhor".

As propostas aprovadas serão enviadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Nacional. O presidente da Conferência destaca que todo o processo de preparação do evento está sendo amplamente democrático e participativo e que a intenção é a de que a abrangência das propostas apresentadas continue refletindo o envolvimento da sociedade.

Para incentivar a participação, Barbado enviou um ofício aos 8.500 nomes cadastrados, lembrando a data-limite para o encaminhamento das contribuições. O documento também enfatiza a importância do comparecimento no dia 30, para a discussão final e votação das propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da Conferência.

As propostas podem ser entregues pessoalmente na Secretaria, localizada no 19º andar do Paço Municipal, ou encaminhada através do e-mail da Conferência - conferência2007@campinas.sp.gov.br. As informações estão disponíveis no site www.campinas.sp.gov.br/seplama ou pelo telefone 2116-0373.

A realização da Conferência da Cidade é uma exigência da lei federal conhecida como Estatuto da Cidade. O propósito do evento é estabelecer metas, agendas e planos de ações que discutam e apontem soluções para os problemas municipais, estaduais e nacionais. Na 2ª Conferência, em 2005, foram levantas e discutidas 187 propostas, das quais 12 foram aprovadas.

Etapas finais

No próximo dia 28, quinta-feira, às 18h30, na Sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal, as propostas serão apresentadas para a Comissão Preparatória, constituída conforme determinação da resolução nº 4 do Conselho da Cidade, de dezembro de 2006.

A abertura da assembléia de encerramento da Conferência será na sexta feira, dia 29, com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos, de representante do Ministério das Cidades e de todos os interessados. O evento acontecerá a partir das 18h30 no Salão Vermelho do Paço Municipal. "Será um momento grandioso, quando daremos início ao encerramento da 3ª Conferência" enfatiza Barbado.

A votação das propostas e encerramento da 3ª Conferência da Cidade de Campinas acontecerá no dia 30, sábado, a partir das 8 horas, no auditório da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, antiga Estação da Fepasa, no centro). Neste dia também haverá o cadastramento dos delegados que representarão Campinas na etapa estadual da Conferência.