Conselho da Cidade discute a Macrozona 5
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura de Campinas - 21/06/2007
Autor: Caroline Vian

Para debater as questões físico-territorial, ambiental, econômica e social da Macrozona 5, área que abrange as regiões do Campo Grande e Ouro Verde, o Conselho da Cidade realizará uma reunião nesta quinta feira, dia 21, às 18h30, na Sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal. A coordenação será do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado, também presidente do Conselho da Cidade.

Além de ser aberto a todos os interessados, o evento reunirá integrantes do movimento popular e do segmento empresarial para discutirem o Plano Local de Gestão da Macrozona 5. Em reuniões anteriores, já foram apresentadas as leituras e os dados levantados sobre esta macrozona.

A intenção é fazer com que todos participem, preparando sugestões e formulando propostas para solucionar os problemas existentes da Macrozona 5. "Esta reunião fará as pessoas interagirem e contribuírem para o desenvolvimento do local", explica o secretário.

Núcleo Participativo

O Núcleo Participativo da MZ 5 já está formado, com integrantes indicados pelos diversos segmentos da sociedade. O Núcleo está incumbido de fornecer informações, acompanhar as reuniões e apresentar os problemas de cada região, de forma a enriquecer as discussões e tornar mais completo o Plano Local de Gestão (PLGs).

"O Núcleo Participativo da Macrozona 5 é o primeiro a ser formado e fará a ponte entre a população e o poder público para que juntos possamos caminhar rumo à cidade que desejamos", enfatiza Barbado. Ele afirmou que todos os conjuntos de bairros terão seu próprio Núcleo, composto no decorrer do processo de elaboração do PLG de cada Macrozona.

A elaboração dos Planos Locais de Gestão representa a seqüência do processo de planejamento continuado, previsto no Plano Diretor de Campinas e transformado em lei no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor contém macrodiretrizes gerais, para o desenvolvimento do município, os Planos Locais comportarão detalhes e indicações específicas para fazer frente às necessidades particulares de cada região.