Reunião da 3ª Conferência da Cidade discute temáticas
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura de Campinas - 19/06/2007
Autor: Caroline Vian

Será nesta terça feira, dia 19, a reunião da 3ª Conferência da Cidade que terá como pauta a discussão da primeira temática: "A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades". O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), acontecerá às 18h30, no Salão Vermelho, localizado no Paço Municipal, e estará aberto a todos os interessados.

Também constam da pauta da reunião o debate e o encaminhamento de propostas e contribuições feitas por todos os segmentos da sociedade por meio da Comissão Preparatória, já eleita em 5 de junho. O material pode ser entregue diretamente na Prefeitura, no 19º andar, ou pelo site www.campinas.sp.gov.br/seplama.

A reunião possibilitará à sociedade se pronunciar e discutir propostas que ajudem na resolução dos problemas do município. "Somente com a mobilização e a participação da população, conseguiremos solucionar os problemas existentes" enfatiza Márcio Barbado, Secretário da Seplama.

Temática 2

As discussões da segunda temática, intitulada "Capacidade e Forma de Gestão das Cidades", acontecerão na próxima quarta-feira, dia 20, também no Salão Vermelho, às 18h30. Esta reunião seguirá a mesma dinâmica da reunião anterior. Representantes de todos os segmentos da sociedade foram convidados para colocar propostas voltadas para o encaminhamento dos problemas de Campinas.

"O envolvimento da sociedade é necessário e primordial para caminharmos rumo à cidade que desejamos", explica Barbado. Ele acrescenta que o esquema de reuniões, cujo calendário foi montado com pautas previamente definidas e detalhadas, visa exatamente facilitar o entendimento e, consequentemente, a participação dos setores representados no Conselho da Cidade

Reuniões Anteriores

A abertura solene da 3ª Conferência da Cidade de Campinas aconteceu no dia 6 de junho, com a presença da Comissão Preparatória. A realização da Conferência é uma exigência da lei federal conhecida como Estatuto da Cidade.

A finalidade da Conferência é pensar e debater soluções para a cidade, o Estado e o País através do estabelecimento de agendas, metas e planos de ação. Depois da etapa municipal, as propostas eleitas são enviadas e debatidas nas Conferências Estaduais e na Conferência Federal.

Nas reuniões anteriores já foram apresentadas as duas temáticas definidas pelo Ministério das Cidades. E este ano haverá a inclusão dos Planos Locais de Gestão como mais uma temática que fará parte das discussões.

Para entender o processo participativo, os membros da Comissão Preparatória já passaram por uma capacitação, realizada em reuniões anteriores.