Conselho da Cidade nomeia Núcleo Participativo
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura de Campinas - 25/05/2007
Autor: Caroline Vian

Com o objetivo de garantir a participação, o Executivo municipal, por meio do Conselho da Cidade, nomeou nesta quinta-feira, dia 24, representantes de entidades que farão parte do Núcleo Participativo da Macrozona 5 - que engloba os bairros do Campo Grande e Ouro Verde. A reunião foi realizada na Sala Milton Santos, localizada no 19º andar do Paço Municipal e, até agora, foram nomeados oito integrantes.

Os Núcleos Participativos, que serão compostos por lideranças locais, terão a tarefa de contribuir na elaboração dos Planos Locais de Gestão (PLGs) com o fornecimento de informações, do acompanhamento das reuniões e da apresentação dos problemas de cada região. A intenção é envolver, neste processo, os segmentos empresariais do local para que também possam contribuir.

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado afirma que os componentes desses núcleos serão de grande importância, pois farão a ponte entre a Macrozona 5 e o Pode Público.

Para explicar como seria conduzida a nomeação e esclarecer dúvidas, o secretário realizou no dia 23, quarta-feira, uma reunião preparatória na Macrozona 5. "Como este é o primeiro Núcleo Participativo a ser implantado, decidimos orientar as lideranças para que todos pudessem participar e se preparar, pois os integrantes acompanharão o trabalho até finalização do PLG", enfatiza Barbado.

A elaboração dos Planos Locais de Gestão representa a seqüência do processo de planejamento continuado, previsto no Plano Diretor de Campinas e transformado em lei no final de 2006. Enquanto o Plano Diretor contém macrodiretrizes gerais, para o desenvolvimento do município, os Planos Locais comportarão detalhes e indicações específicas para fazer frente às necessidades particulares de cada região.