GEA debate o Plano Diretor do Município de Campinas
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Revista Ciesp - Campinas - 02/10/2006
Autor: Comunicação Ciesp-Campinas

O Grupo de Estudos Ambientais (GEA) do Ciesp-Campinas promoveu uma reunião em 1º de setembro de 2006 para saber mais sobre o Plano Diretor do Município de Campinas e debatê-lo. A reunião, aberta a todos os associados, contou com a participação dos representantes da Prefeitura Municipal de Campinas: Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), Márcio Barbado; Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Mayla Porto; e Diretor do Departamento de Planejamento, Alair Roberto de Godoy.

O Plano Diretor é o maior instrumento de ordenamento de qualquer município, no qual são apresentadas todas as políticas a serem respeitadas durante aproximadamente 20 anos. Tal verdade faz com que o Plano, segundo Barbado, seja pluripartidário com foco no ordenamento e desenvolvimento do município - independente do comando político que atua na cidade.

"O envolvimento de todas as pessoas no processo de revisão do Plano é muito importante. Com ajuda de parceiros queremos reordenar o município de Campinas visando, fundamentalmente, à distribuição da riqueza por meio de emprego, renda e atendimento a questões sociais. Nesse sentido, a parceria do Ciesp é indispensável, já que a entidade tem uma participação muito importante no desenvolvimento econômico não apenas de Campinas, mas também do Estado de São Paulo, e pode colaborar com informações valiosas", destaca Barbado.

Durante a reunião, Barbado comentou algumas das ações que fazem parte do Plano, entre elas, a elaboração do mapa das diretrizes viárias de Campinas; e fez a seguinte colocação sobre o meio ambiente: "O meio ambiente tem de estar ao lado das propostas de desenvolvimento". Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente (DMA) do Ciesp-Campinas, Marlúcio Borges, "a reunião foi informativa, participativa e muito promissora ao preparar um caminho para troca de conhecimento e experiências entre o Ciesp e o Poder Municipal na construção da sustentabilidade ambiental, econômica e social na região de Campinas". Assim, a reunião foi uma oportunidade para o DMA exercitar um de seus objetivos: manter e fortalecer relações de cooperação - tão necessárias a um desenvolvimento sustentado.

A participação do Ciesp tem sido fundamental também dentro do Comdema, de acordo Mayla. "É muito importante para Campinas o interesse desse setor industrial nas discussões feitas no Conselho, principalmente quando levantados os problemas ambientais - que são enormes numa metrópole do tamanho de Campinas."

Comunicação Ciesp-Campinas