Projeto urbanístico da Ciatec II é apresentado ao prefeito
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura - 14/09/2006
Autor: Alessandra Sabbatini

O projeto de desenvolvimento urbanístico do futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Campinas – denominado Ciatec II (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas) - foi apresentado na tarde desta quinta-feira, dia 14 de setembro, ao prefeito Hélio de Oliveira Santos, empresários e secretários.

O projeto faz uma remontagem urbanística da área de aproximadamente 7 milhões de metros quadrados que abriga o Parque II da Ciatec, com o objetivo de ativar o desenvolvimento e atrair novas empresas de alta tecnologia para o local.

Dr. Hélio ressaltou a importância do potencial tecnológico de Campinas. "A região apresenta uma vocação para a ciência, tecnologia, indústria e educação, mas também nos atentamos à outras áreas em potencial como a cultura e o turismo", completou.

O projeto urbanístico prevê a ampliação, potencialização e revitalização da área da Ciatec II, através de uma contextualização urbana (análise do zoneamento e da estrutura fundiária) e um plano urbanístico por meio da criação de um eixo urbano, empresarial (hotéis e centros empresariais) e tecnológico no local.

Segundo o prefeito, a viabilidade do projeto será possível através de instrumentos urbanísticos como Parcerias Público-Privadas (PPP), operações urbanas e concessões, na intenção de conclamar investidores. "Queremos chegar a 300 empresas na área da Ciatec II e a geração de 30 mil empregos", afirmou Dr. Hélio.

Para o presidente da Ciatec, Luiz Carlos Rocha Gaspar, o dinamismo da atual administração tornou possível a criação da Ciatec II. "Devido a excelente administração que o prefeito está realizando conseguimos tirar do papel um projeto que estava engavetado há mais de 20 anos", salientou Gaspar.

Com a aprovação da lei municipal que concede benefícios fiscais a empresas de base tecnológica, a Prefeitura prevê a atração de novas empresas para o novo Parque Tecnológico e Campinas. Também foi criado um grupo de trabalho que irá tratar das questões burocráticas e legais do Parque.

Participaram do evento os secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto; de Cultura Esporte e Lazer, Francisco de Lagos; de Urbanismo, Hélio Jarreta; de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado; de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon; o presidente da Ciatec, Luiz Carlos Rocha Gaspar; deputado federal João Hermann, além de empresários.

Ciatec II

A gleba do Pólo II de Tecnologia está localizada entre a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Puc-Campinas e a Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340). A área está sujeita a uma legislação municipal especial que, além de resguardar o meio ambiente, garante que somente empresas vinculadas à alta tecnologia possam se instalar nela. O parque tecnológico ficará delimitado pela rodovia Adhemar de Barros (que liga Campinas a Mogi-Mirim), a PUC-Campinas, Unicamp e chegará às margens da rodovia D. Pedro I, próximo ao Shopping D. Pedro.

O futuro Parque Científico e Tecnológico de Campinas, também chamado Pólo Ciatec II, foi concebido na década de 70 por Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito do Instituto de Física da Unicamp. Independente de qualquer incentivo ou diretriz pública para aquela área, mais de 30 empreendimentos — empresas, institutos de pesquisa e de ensino e incubadoras — já se instalaram no local.

Estão na disputa por essas empresas de alta tecnologia, além de Campinas, o Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Santa Rita do Sapucaí (MG) e a Zona Franca. de Manaus (AM). Empresas como a Natura, Eldorado e a Base Tecnológica do Exército são algumas das empresas interessadas em se instalar na área da Ciatec II.