Conselho da Cidade realiza debate sobre Plano Diretor
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Porta da Prefeitura - 28/07/2006
Autor: Mônica Monteiro

Acontece nesta sexta-feira, dia 28 de julho, a última reunião do Conselho da Cidade voltada para a revisão do Plano Diretor de Campinas. Participando do processo de preparação do Caderno de Subsídios e do projeto de lei do Plano desde o início do trabalho, no ano passado, o Conselho acompanhou todas as fases do processo e terá, nesta noite, mais uma oportunidade de analisar as propostas e oferecer contribuições.

A reunião será realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal, às 18h30, com acesso garantido a todos os interessados. “O encontro será uma etapa importante do sistema participativo que adotamos desde o início”, declara o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado, também coordenador da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor – CT-RPD.

Barbado diz que a participação da sociedade na revisão do Plano trará duas garantiasfundamentais. “A forma transparente e aberta com que estamos conduzindo o trabalho tem o objetivo de assegurar a oportunidade de participação de todos, de forma a que o Plano reflita verdadeiramente o desejo dos munícipes em relação à sua cidade”, aponta o secretário.

A segunda garantia mencionada por Barbado se refere ao fato de que, participando, a sociedade se torna avalista do Plano. “Conseqüentemente, a comunidade zelará pelo seu cumprimento, impedindo que as diretrizes contidas no documento sejam abandonadas e que o PD fique esquecido em uma gaveta”, acredita.

O Conselho da Cidade é formado por representantes dos mais variados segmentos da sociedade. Tendo entre seus integrantes membros de diversos Conselhos Municipais, o Conselho da Cidade é considerado o “Conselho dos Conselhos” pela ampla representatividade que possui. “Por isso, fizemos questão de ter o Conselho da Cidade como parceiro na revisão do PD ao longo de todo o processo”, justifica Barbado.