Plano Diretor: Campinas e Itapira trocam informações
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da PMC - 05/07/2006
Autor: Monica Monteiro

Durante uma visita de cortesia à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), o Secretário Municipal de Planejamento de Itapira, Márcio Benvenutti, entregou cópia do Plano Diretor daquele município ao Secretário de Planejamento de Campinas, Márcio Barbado. O documento foi concluído e está pronto para ser remetido à Câmara Municipal de Itapira para análise e votação.

O intercâmbio entre as secretarias de Planejamento de Campinas e Itapira começou no ano passado, quando os dois municípios iniciaram os trabalhos em relação aos seus Planos Diretores. Interessado em inspirar-se em uma cidade maior, Benvenutti acompanhou a dinâmica para revisão do Plano desenvolvida em Campinas.

Como desdobramento, Itapira realizou um seminário sobre a elaboração do seu PD e convidou o Secretário de Campinas para ser um dos expositores. Durante o evento, Barbado falou sobre o Plano Diretor atual de Campinas, mostrou como estava sendo feita a leitura do município e a atualização dos dados e detalhou os procedimentos para garantir a participação da sociedade no processo.

Os dois Secretários garantem que o intercâmbio foi muito enriquecedor para ambos os municípios, permitindo uma troca de informações que levou ao aperfeiçoamento das várias etapas do trabalho. Itapira é uma cidade de 70 mil habitantes que fica a aproximadamente 50 minutos de Campinas.