Site registra visitas de pessoas de vários países
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro (26/06/2006)

O trabalho de revisão do Plano Diretor de Campinas tem despertado interesse internacional. Isso é o que se pode deduzir das visitas ao site dedicado ao assunto, que já contabiliza 4.100 acessos desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando a página foi ao ar.

Entre os países de origem dos interessados no trabalho, estão os Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, México e até o Japão. Os dados sobre as visitas podem ser conferidos clicando o símbolo que fica no final da página inicial, à esquerda.

Os números são atualizados diariamente, sendo possível saber, por exemplo, quais os dias em que o site foi mais visitado e o horário em que ocorreram os acessos. As informações também foram dispostas em um gráfico que permite a comparação ao longo do tempo.

Novas informações

Conforme anunciou a Seplama – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que coordena a revisão do Plano Diretor de Campinas – ao disponibilizar as informações pela internet, a página vem recebendo acréscimos periodicamente. As novas informações são incluídas à medida em que avança o trabalho da Secretaria e, ainda, em que a comunidade envia suas contribuições.

A atualização mais recente aconteceu com a inclusão da proposta da Secretaria para um novo macrozoneamento do município. O macrozoneamento é um conceito que entrou em vigor com o Plano feito em 1996, elaborado a partir de uma estruturação físico-territorial da cidade.

Na época, foi proposta e aprovada a divisão do território do município em sete Macrozonas. Essas Macrozonas se dividem em 37 Áreas de Planejamento, subdivididas, por sua vez, em 77 Unidades Territoriais Básicas. Conforme o texto, a concepção foi avançada para a época e permitiu enxergar o município como um todo, ao invés da divisão tradicional, entre rural e urbano.

Agora, para o Plano Diretor que deve estar aprovado até outubro deste ano, a Seplama está propondo a criação de mais duas Macrozonas, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de crescimento do município. A busca de um desenvolvimento mais equilibrado e do ordenamento das funções sociais da cidade são outros motivos da nova proposta. A nova divisão em Macrozonas atende, ainda, ao reconhecimento da importância das atividades rurais para a economia do município.

Finalmente, a Seplama justifica a proposta pela necessidade de preservação das áreas de uso agrícola produtivo e daquelas de reconhecido interesse ambiental.

Mapas retratam a cidade

Outra novidade do site é a apresentação dos mapas produzidos pela equipe de Revisão do Plano Diretor. São 16 mapas que retratam uma visão atualizada da cidade em aspectos como inserção do município na RMC, uso real do solo, questões ambientais e equipamentos públicos, entre outros temas.

O Secretário de Planejamento, Márcio Barbado, explica que o novo tópico permite uma análise físico-territorial da cidade, tornando a participação na revisão do Plano Diretor mais acessível a todos os cidadãos. Os mapas foram gerados de forma a permitir a reprodução. O acesso é feito a partir do item "A Cidade" do menu principal.

Site incentiva participação

A página do Plano Diretor faz parte do Portal da Prefeitura de Campinas ( www.campinas.sp.gov.br ). O acesso pode ser feito por meio do banner que se encontra na página inicial do Portal, na coluna do lado direito.

Contendo gráficos, tabelas e textos orientativos, o site do Plano tem por objetivo capacitar a sociedade a participar do processo de revisão. A página também oferece a possibilidade de que os interessados enviem suas contribuições por e-mail, através do ícone "Participe – Fale Conosco".

Além de disponibilizar o site, o Secretário de Planejamento também está mantendo encontros com vários setores da cidade para explicar o processo e incentivar a participação. "O governo municipal pretende que segmentos organizados e atuantes da sociedade discutam as diretrizes para ordenamento e desenvolvimento do município, garantindo que, ao final, o documento reflita efetivamente os anseios dos campineiros em relação à sua cidade", reforça o Secretário.