Prefeito participa de reunião do CTRPD
Clique aqui para ler outras notícias

Autor: Andréa Malavolta

O prefeito Hélio de Oliveira Santos abriu nesta terça-feira, dia 6 de junho, a reunião de trabalho da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor (CTRPD) afirmando que o desenvolvimento econômico de Campinas deve caminhar segundo os critérios de sustentabilidade. "Precisamos investir no resgate do conceito de cidade verde e respeitar a ocupação dos espaços rurais", disse.

Segundo o prefeito, Campinas está em uma ótima fase para que se acelere as discussões acerca do desenvolvimento econômico do município. Para Dr.  Hélio, a vocação tecnológica da cidade é inegável e, por isso, ela deve integrar todo o processo de discussão do desenvolvimento econômico da cidade.

Durante o encontro, realizado na Sala Azul do Paço Municipal, o prefeito revelou uma preocupação especial com a região noroeste da cidade (Campo Grande). "Temos de investir nessa região da cidade para levar para lá empresas de alta tecnologia", defendeu. O prefeito reiterou, ainda, a necessidade de se viabilizar a ligação da região do Campo Grande com a Rodovia dos Bandeirantes. "Isso facilitaria a instalação de empresas na região", explicou.

Planos locais

Baseada na determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST) irá começar a elaborar planos locais de desenvolvimento econômico.

"Já iniciamos um plano de desenvolvimento econômico global para Campinas, mas vamos investir em regiões como a Noroeste", afirmou o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon.

O secretário participou da apresentação da proposta de desenvolvimento econômico à Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor. O encontrou também reuniu, além do secretário Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado, coordenador da comissão, os secretários de Cooperação Internacional, Romeu Santini, Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social, Waldir Quadros, e Urbanismo, Hélio Jarreta.

Segundo do secretário de Panejamento, Márcio Barbado, o desenvolvimento econômico ocupa um capítulo especial dentro da revisão do Plano. "As condições viárias, como enfatizou o prefeito, são importantes na definição do desenvolvimento econômico", afirmou.

Para o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, a revisão do Plano Diretor deve contemplar a economia que movimenta o município. "A economia de Campinas cresce em qualidade e complexidade", disse. O secretário também defendeu a criação de uma agência de desenvolvimento para Campinas.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da SMCIST, Francisco Ferron, explica que o desenvolvimento econômico envolve uma série de setores, da produção ao consumo. "Precisamos envolver esses atores na revisão do Plano e, conseqüentemente, na construção da cidade. A atividade econômica é primordial para o planejamento da cidade", acrescentou.

Ferron reforçou o conceito de encarar a cidade como metrópole. O diretor lembrou, ainda, que os planos de desenvolvimento local também devem contemplar áreas de indústria e comércio especializado.

Segundo Ferron, Campinas deve investir na educação tecnológica e abrir espaço para as universidades corporativas. "A criação de um Museu da Ciência, por exemplo, traria incentivo à formação de profissionais na área tecnológica", finalizou.