Plano Diretor: Dr. Hélio e comissão técnica se reunem
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Layza Portes

O crescimento econômico e a inclusão social da população de forma a garantir o desenvolvimento sustentável de Campinas foram alguns dos pontos reforçados durante reunião do prefeito Hélio de Oliveira Santos e a Comissão Técnica da Revisão do Plano Diretor (CTRPD) realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, no 4º andar do Paço Municipal.

Reunidos desde abril deste ano, o CTRPD é um órgão instituído por decreto pelo prefeito para rever o Plano Diretor e elaborar o texto que será enviado à Câmara Municipal em outubro. A Comissão é formada por representantes e secretários municipais.

Os representantes de cada secretaria que compõem a Comissão - coordenada pelo secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado - elaboram documentos chamados de "termos de referência", que apresentam um diagnóstico de cada área e traçam as necessidades, vocações, limites e impactos de cada região que devem ser analisados e pensados a longo prazo.

Na ocasião, Dr. Hélio deu os encaminhamentos necessários e definiu datas dos próximos encontros da agenda da Comissão, que terá na pauta temas como a ampliação do Aeroporto de Viracopos e o impacto no seu entorno e a revitalização do Centro e os vazios urbanos, sendo este último tema do encontro a ser realizado no próximo dia 25.

"Há muitas áreas em regiões valorizadas que podem servir de moradia para a população enquanto em outras precisam de altíssimo investimentos de infra-estrutura", lembrou o prefeito. "Os vazios urbanos são os nossos maiores desafios", completou.

Também durante a reunião dos representantes do governo municipal, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, entregou aos membros da Comissão a minuta de estrutura do caderno de subsídios do Plano Diretor, a primeira fase de um documento maior que será enviado à Câmara, e que será a conclusão e síntese de tudo que foi levantado e discutido durante o ano.

O documento contemplará aspectos como os cenários histórico, econômico, demográfico, social, a caracterização urbana, rural e ambiental e as principais metas a serem adotadas pelo município.

A próxima reunião do CTRPD acontece na tarde desta quinta-feira, dia 18, às 16h, na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), e terá como discussão a temática "Segurança Pública Municipal Abastecimento e Segurança Alimentar".