Plano Diretor será discutido nas Macrozonas
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

Tem início nesta terça-feira, dia 16 de maio, a série de reuniões agendada pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente nas Macrozonas, para discutir propostas para a revisão do Plano Diretor de Campinas. O encontro de hoje será na Macrozona 3, na rua Ângelo Vicentim, 601, em Barão Geraldo. Os debates começam às 18h30, com participação aberta a todos os interessados.

Atualmente, o município é dividido em sete Macrozonas (MZs). Cada uma reúne um conjunto de bairros, agrupados de acordo com semelhanças nas características físicas e sócio-culturais. A divisão entre as regiões é marcada por limites como rios ou rodovias.

A Macrozona 3 abrange o Distrito de Barão Geraldo e as regiões dos bairros Amarais, San Martin, São Marcos, Santa Cândida, Parque das Universidades, Jardim Miriam, Xangrilá, Parque Imperador, Notre Dame e Gramado. É esperada a presença de representantes de associações de bairro, igrejas, escolas, universidade e moradores em geral.

As reuniões deveriam ter começado ontem, dia 15, em Sousas, mas a situação de insegurança na cidade forçou o Planejamento a adiar o evento, que será remarcado para os próximos dias. Também serão agendadas, ainda esta semana, as próximas reuniões, abrangendo as outras MZs.

A divulgação e o convite aos moradores estão sendo feitos pelas Administrações Regionais e Subprefeituras, Sociedades de Bairro e líderes locais. O site do Plano Diretor – www.campinas.sp.gov.br - também traz o calendário das reuniões, além de informações gerais sobre o trabalho de revisão e dados do município, inclusive mapas temáticos.

Participação

As reuniões nas Macrozonas são mais uma forma de incentivar a participação da população nas discussões que resultarão no Plano Diretor atualizado. O Plano que está em vigor atualmente foi aprovado em 1996 e precisa ser revisto, conforme determinação do Estatuto da Cidade.

A mesma legislação exige que a revisão do Plano seja feita de forma participativa, com debates entre os vários segmentos da sociedade e as diversas regiões do município. O prefeito Hélio de Oliveira Santos também já afirmou que somente com a ampla discussão da comunidade será possível elaborar um documento que proporcione o desenvolvimento sustentável do município.

“Estamos fazendo a leitura da cidade que temos e caminhando para chegar à cidade que queremos”, enfatiza o secretário de Planejamento, Márcio Barbado. Nas últimas semanas, ele tem feito reuniões sobre vários setores, abrangendo comércio e serviços, áreas rurais, recursos hídricos, tecnologia e informática, etc.

Características locais

Os encontros nas Macrozonas são uma ocasião para discutir mais especificamente as características de cada região, levantando problemas e apontando diretrizes que o Plano Diretor deve contemplar para induzir o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no local, sem comprometer o meio ambiente.

O Secretário explica que cada MZ tem sua situação própria, e exige um direcionamento diferenciado para que o potencial dos bairros seja aproveitado ao máximo. Mas também é importante, segundo ele, respeitar as diferentes configurações. “Uma área de preservação ambiental é distinta de uma outra já densamente habitada ou com disponibilidade de infraestrutura, e cada região exige um tratamento adequado, que também precisa ser discutido com os moradores” afirmou ele.

Barbado completa dizendo que depois da aprovação do Plano Diretor, prevista para outubro, terá início a segunda fase do trabalho, quando serão feitos os Planos Locais (para as diferentes regiões geográficas do município) e os Planos Setoriais (para os diversos segmentos, como transportes ou habitação). “Este será o momento de detalharmos algumas diretrizes que, no Plano Diretor, serão tratadas de forma mais aberta e abrangente”, explica, dizendo que a população também será chamada a participar dessa nova etapa.