Habitação e Plano Diretor são temas de palestra
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Tiago de Souza

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), em parceria com o Conselho Municipal de Habitação, realizará nesta quarta-feira, 17 de maio, uma palestra sobre habitação e Plano Diretor intitulada "Habitação e Plano Diretor – uma reflexão sobre o lugar" . O debate será no auditório do Ceprocamp, localizado ao lado da Estação Cultura, a partir das 18h30.

A expectativa é que o evento reúna representantes de todos os setores dos movimentos de luta por moradia de Campinas e região. A palestrante será Maria Adélia de Souza, professora titular de Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, doutora em Geografia Urbana e Planejamento Territorial pela Sorbounne e presidente do Instituto Territorial.

"Um debate dessa qualidade é importante principalmente para planejarmos um Plano Diretor que seja condizente com a realidade e com as possibilidades de ações concretas e realizáveis", afirma o coordenador setorial de Planejamento Social da Sehab, Nicola Martorano.

Na palestra, a Sehab apresentará também os trabalhos realizados no último semestre de 2005 e no primeiro quadrimestre de 2006. Nesse período, a secretaria realizou 833 mudanças de famílias de baixa renda que viviam em áreas de risco na cidade de Campinas. Com isso, a Sehab realiza 60% do total de remoções que necessita fazer nas áreas que apresentam risco iminente de deslizamentos e desabamentos.

"Trabalhamos duro nesse período para minimizar os problemas dessa parcela dos cidadãos campineiros que foram marginalizados durante muito tempo. Vamos expor esse trabalho e discutir diretrizes para o futuro", explica o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), Fernando Vaz Pupo.