Alteração nas Macrozonas é proposta da prefeitura para o Plano Diretor
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte : - Construmail 1266

Os associados da Regional Campinas do SindusCon-SP foram os primeiros a conhecer parte do conjunto de propostas que a prefeitura vai encaminhar para a revisão do Plano Diretor do município. As indicações de mudanças que serão apresentadas como trabalho de autoria da Seplama (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) foram expostas pelos técnicos em reunião realizada no auditório da Regional em 12 de maio.

As propostas das quais os associados tomaram conhecimento são as que já foram formatadas pela Secretaria e tratam, principalmente, das alterações nas Macrozonas nas quais o território do município está dividido. Pelo Plano Diretor atualmente em vigor, aprovado em 1996, são sete as Macrozonas (MZ), que subirão para nove, conforme proposta da Seplama.

A Macrozona reúne um conjunto de bairros, agrupados de acordo com semelhanças nas características físicas e sócio-culturais. A divisão entre as regiões é marcada por barreiras como rios ou rodovias. A inclusão em uma ou outra MZ diz como a área deve ser tratada, de acordo com uma visão geral do que é melhor para o desenvolvimento do município.

De forma geral, as alterações propostas pelo Planejamento atingem principalmente áreas de preservação, áreas rurais e a região central, mais adensada. Também foram objeto de mudança a região oeste, a mais carente do município, onde foi apontada a necessidade de executar infraestrutura e de estimular investimentos, e o entorno do aeroporto de Viracopos, que precisará se adequar à ampliação anunciada pela Infraero - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.