Prefeitura revisará Plano Diretor
Clique aqui para ler outras notícias

Medida garantirá que Campinas cresça de forma ordenada nos próximos 20 anos

Fábio Gallacci
DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

Visualizar uma Campinas do futuro e estabelecer as mudanças necessárias, que precisam ser adotadas a partir de agora, para que a cidade cresça de forma ordenada nos próximos 20 anos. É com este objetivo que a Prefeitura realizou no final da tarde de ontem a abertura oficial da revisão do Plano Diretor, com uma cerimônia no Centro de Convivência Cultural (CCC). Mais do que um documento que disciplina o ordenamento urbano e propõe alterações estruturais em diversos pontos, o Plano Diretor também é a oportunidade para que a própria população dê sugestões e aponte qual a direção que deseja para o local onde vive.

“Estamos analisando como Campinas se desenvolveu nos últimos dez anos e, a partir disso, reunindo propostas para o seu novo rumo daqui em diante. Com a reunião destas análises, teremos um diagnóstico que levará a ações futuras práticas. O Plano Diretor pode ser dividido em seis pontos: físico, territorial, ambiental, econômico, financeiro e social”, explica Márcio Barbado, secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e presidente da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor (CTRPD).

Todo o trabalho engloba a readequação da região central e a revitalização do seu entorno, a ampliação organizada e definitiva do Aeroporto Internacional de Viracopos, incentivo e investimentos no Pólo Científico e Tecnológico, o mapeamento de áreas de preservação ambiental e a identificação de áreas para o comércio, serviço, indústria e habitação. O conjunto de estudos ainda aborda temas como transporte, parques temáticos, zonas rurais, vazios urbanos e conurbação (área urbana surgida do encontro ou junção de duas ou mais cidades), detalhe importante quando se trata da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Ainda existe o projeto de criar uma praça cívica no lugar da malha ferroviária que separa hoje o Centro da Vila Industrial. A idéia é fazer com que os trilhos passem pelo subterrâneo daquela área”, comentou Barbado.

O secretário ainda lembra que existe um plano de fechar o quadrilátero formado pelas ruas General Osório e Barão de Jaguara e as avenidas Francisco Glicério e Moraes Sales para fazer daquele espaço o “berço” da Campinas das próximas décadas. Toda a área seria derrubada, preservando apenas os prédios históricos tombados. Tudo isso para dar lugar a uma imensa praça, estacionamentos subterrâneos e duas torres comerciais semelhantes as que já existem em países asiáticos, como Cingapura e Taiwan. As duas estruturas serviriam ao comércio em geral e a escritórios. “Elas também poderiam abrigar moradias”, completou o secretário de Planejamento.

Um dos exemplos que podem ser seguidos pela Administração campineira é o de Beirute, capital do Líbano, que foi completamente remodelada nos anos 90 depois de anos de guerra e destruição.

Indicadores

A solenidade de ontem no CCC ainda serviu para que fosse discutido o Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável “Campinas 20/20”, projeto do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), e anunciado o lançamento dos Indicadores Econômicos do Município, que é uma publicação organizada pela Prefeitura — com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e a Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) — para orientar e atrair novos investimentos para a cidade.