Revisão do Plano Diretor privilegia participação da população
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

No lançamento oficial da revisão do Plano Diretor (PD) de Campinas, ocorrido nesta quarta-feira, dia 3 de maio, o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado, anunciou que toda entidade representativa da sociedade campineira que deseje debater propostas para o Plano podem solicitar o agendamento de reuniões com os técnicos da Secretaria. O aviso resume o espírito do evento, que deu início a uma fase de maior interação com a comunidade para debater as propostas que ordenarão o crescimento do município nos próximos anos.

Essa abertura cumpre determinação do prefeito Hélio de Oliveira Santos e também obedece à orientação do Ministério da Cidade de fazer com que o documento do Plano Diretor seja elaborado de forma amplamente participativa. Para reforçar essa intenção, começa na próxima semana uma série de reuniões nas várias regiões do município e também terá início a distribuição de uma cartilha elaborada pela Prefeitura para explicar o que é um Plano Diretor e enfatizar a importância da participação popular.

Outro instrumento citado na solenidade como um mecanismo importante para ajudar a população a interagir com a equipe encarregada de coordenar a revisão do Plano Diretor é a home-page que pode ser acessada a partir do portal da Prefeitura na internet – www.campinas.sp.gov.br . O site específico do PD traz informações sobre a cidade, considerações sobre o Plano atualmente em vigor e possibilita o envio de propostas via e-mail.

Bem comum

Vereadores, autoridades municipais, membros do Conselho da Cidade e representantes de diversas entidades prestigiaram o lançamento da revisão do Plano Diretor. O Secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto, representou o prefeito, e o vereador Luís Riguetti falou em nome da Câmara Municipal.

Ambos destacaram a importância do Plano Diretor para Campinas e enquanto o vereador disse que, para garantir o bem estar da sua população, "Campinas tem muito o que planejar", o Secretário destacou que o PD não pode ser "um Plano etéreo, meramente pragmático, feito somente para cumprir impositivos legais". Para ele, o Plano tem que buscar o bem comum, finalidade última do poder público.

O Secretário de Planejamento falou também do Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável "Campinas 20/20", que, segundo ele, "prevê uma série de intervenções fundamentais na qualidade de vida da cidade e, ao lado do PD, planejará Campinas para os próximos 15 anos". Barbado lembrou ainda a publicação dos "Indicadores Econômicos do Município de Campinas", prevista para as próximas semanas.

A solenidade foi prestigiada pela cantora lírica Marina Gabetta, que cantou o Hino Nacional, e pela ex-vereadora, poetisa e integrante da Academia Campinense de Letras Arita Pettená, que declamou, de sua autoria, poema intitulado "Canto de Amor a Campinas".