Evento no CCC abre oficialmente a revisão do Plano Diretor
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

A Prefeitura Municipal realiza a abertura oficial da revisão do Plano Diretor (PD) de Campinas em cerimônia agendada para quarta-feira, dia 3 de maio, às 18h30, no Centro de Convivência Cultural. Denominado "Faça Campinas Melhor", o evento marcará a divulgação intensiva do trabalho de revisão do Plano e o estímulo para que toda a sociedade participe da tarefa.

Esse objetivo de convocar os campineiros a darem sua contribuição para a atualização do PD orientou a programação da solenidade, que unirá falas políticas e técnicas sobre a revisão do Plano a atrativos como o Hino Nacional conduzido por uma cantora lírica e o encerramento com a declamação de poema sobre a importância do território na vida dos cidadãos. Também será exibido um vídeo sobre Campinas feito especialmente para o evento.

"Queremos enfatizar os diversos aspectos da relação entre o habitante do município e o seu espaço, mostrando que ele pode e deve interferir nos destinos da sua cidade", ressalta o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado.

O incentivo à participação dos campineiros na revisão do PD incluirá a divulgação da home-page alusiva ao trabalho, por meio da qual podem ser enviadas propostas, e a distribuição de uma cartilha que explica o que é um Plano Diretor e qual a sua importância para a vida da cidade.

Foram convidados para a cerimônia todos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade, e também integrantes dos demais Conselhos Municipais, além da Câmara Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário. A lista de convidados abrange ainda sindicatos, universidades, associações técnicas, empresariais e profissionais. A participação será aberta ao público em geral.

Leituras da cidade

No discurso das autoridades municipais, será lembrada a importância das leituras técnicas da cidade que estão sendo executadas pelos órgãos e secretarias municipais. Esse trabalho visa a atualizar informações sobre as diversas regiões geográficas e também as várias questões temáticas essenciais para a elaboração de um Plano Diretor.

As leituras envolvem desde o mapeamento de áreas de preservação até a identificação de áreas para comércio, serviço, indústria e habitação, passando por diretrizes para requalificação do centro, incentivo ao pólo científico e tecnológico e estudo de eixos viários. O estudo inclui ainda temas como transporte e mobilidade urbana, conurbação, área rural, parques temáticos, vazios urbanos e muitos outros.

As informações obtidas das leituras técnicas servirão de subsídio para a revisão do PD. O levantamento também tem a função de embasar as propostas que surgirão do que a Secretaria de Planejamento chama de "leitura comunitária", ou seja, o entendimento da cidade sob a ótica da população e as propostas que decorrerão desse entendimento.

Para conduzir esse processo, o secretário Márcio Barbado, presidente da CTRPD – Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor, órgão instituído pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, através de decreto, para rever o Plano atualmente em vigor e elaborar o texto que será enviado à Câmara Municipal – tem atuado em duas frentes. De um lado, trabalha junto aos órgãos municipais na atualização das leituras técnicas e, de outro, interage com o Conselho da Cidade - formado por um amplo leque de entidades - e com todas as regiões geográficas do município, através de reuniões nas macrozonas, para acompanhar as leituras comunitárias.

Desenvolvimento sustentável

Também no evento desta terça-feira, dia 3, será abordado o Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável "Campinas 20/20" e ainda anunciado, para os próximos dias, o lançamento oficial dos "Indicadores Econômicos do Município de Campinas".

O Plano de Desenvolvimento também envolve poder público municipal e comunidade na determinação de diretrizes que permitam ao município buscar crescimento e progresso sem comprometer o meio ambiente e a qualidade de vida. Tem, ainda, a visão do longo prazo, tomando por base que os planos devem ser capazes de orientar as decisões não apenas no futuro imediato ou no curto prazo, mas ao longo dos anos.

Os Indicadores Econômicos serão uma publicação organizada pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente com a colaboração da Ciatec (Compania de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas) e das Secretarias de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo; Gestão e Controle e Cooperação Internacional, dentre outras, além da Habicamp e da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas). O trabalho trará números, gráficos e tabelas sobre diversos setores relacionados à economia do município, com o objetivo de disponibilizar informações confiáveis para orientar e atrair investimentos para Campinas.