SMCIST apresenta desafios da área rural de Campinas
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Andréa Malavolta

A área rural de Campinas, as dinâmicas que interferem na atividade agrícola e os novos desafios impostos ao desenvolvimento econômico e social da cidade, na visão do Grupo de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria Serviços e Turismo (SMCIST), foram apresentados nesta quinta-feira, dia 13 de abril, à Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor (CTRPD).

Estiveram presentes à apresentação o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado; de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon; membros da CTRPD e da SMCIST.

O secretário Sinval Dorigon enfatizou a necessidade de voltar as atividades desenvolvidas na área rural para o fortalecimento do agronegócio. "Devemos dar a devida importância ao Plano Diretor, que vai reger o desenvolvimento econômico e social do município nos próximos anos", complementou.

Márcio Barbado, que dirigiu os trabalhos da comissão, colocou à disposição da SMCIST a estrutura do Meio Ambiente para dar apoio aos estudo do Grupo de Desenvolvimento Rural.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da SMCIST, Francisco Ferron, explicou que a área rural deve ser entendida como fornecedora da cidade e que esse fornecimento inclui a produção, o espaço físico e os recursos naturais. "Seu potencial de crescimento inclui alimentos (olericultura e fruticultura), essências vegetais (temperos, aromatizantes), ornamentos (flores e plantas) e fitotetapia (medicina e cosméticos) e aves e animais de pequeno porte", exemplificou.

Ferron disse, ainda, que a SMCIST insiste e incentiva a ocupação dos pequenos espaços de terra para agricultura. "Trabalhamos com hortas, que são uma maneira de ocupar esses espaços", disse.

Diretrizes

As diretrizes do desenvolvimento rural a partir de uma visão econômica se fundam na produção, na comercialização, na agroindústria, no turismo, na recreação e na moradia. "Nesse item, enfatizamos a compatibilização das atividades econômicas com o manejo ambiental sustentável", completou.

Não foram esquecidos os incentivos aos novos usos e aos empreendimentos na área rural. "Turismo, lazer, educação ambiental, parques temáticos, clubes para atividades campestres e sítios de convivência devem estar previstos no entendimento da questão rural", alertou.

Ações estratégicas

Também foram propostas algumas ações estratégicas para integração de planejamento e gestão, remodelação das unidades territoriais básicas, principalmente a partir do conceito de microbacias, suporte técnico para adoção de boas práticas agrícolas e maneiras perenes de conservação das estradas.

Agenda

Na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, a SMCIST fará outra apresentação à Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor. Desta vez, o tema será Desenvolvimento Econômico e o encontro está marcado para as 9h, no auditório da Sanasa.

Segundo o secretário Márcio Barbado, o Desenvolvimento Econômico ocupará um capítulo especial dentro da revisão do Plano Diretor. Participarão da exposição a Seplama, Secretaria de Finanças, Gabinete do Prefeito, Ciatec e Secretaria de Cooperação Internacional. Como convidados, participam os economistas Sérgio Vargas (Habicamp) e Laerte Martins (Acic).