Conselho da Cidade montará agenda para apresentar Plano Diretor à sociedade
Clique aqui para ler outras notícias
 

Na próxima segunda-feira, dia 27, uma comissão formada por integrantes do Conselho da Cidade irá se reunir para elaborar uma agenda de apresentação à sociedade das bases para revisão do Plano Diretor. A intenção é capacitar e incentivar a participação dos diversos setores, garantindo que o próximo Plano Diretor de Campinas seja feito de maneira participativa e reflita efetivamente os anseios da comunidade.

A decisão de montar a agenda de encontros e discussões foi tomada na noite da última quarta-feira, dia 22, quando o presidente do Conselho da Cidade e secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama), Márcio Barbado, apresentou ao Conselho o material desenvolvido pela Secretaria. A exposição abrangeu uma explicação do que é e de como deve ser feito um Plano Diretor, mostrou uma leitura da cidade e do Plano atualmente em vigor feita pelos técnicos do Planejamento e apresentou a legislação pertinente ao assunto.

Secretário também divulgou o site que foi montado especificamente para esclarecer dúvidas sobre o processo de revisão do PD e enfatizou que a página na internet é mais uma ferramenta para estimular a participação, já que oferece, inclusive, a possibilidade de que as contribuições sejam encaminhadas por e-mail. O acesso se dá através do Portal da Prefeitura ( www.campinas.sp.gov.br ) que contém, em sua página inicial, um link remetendo diretamente ao site do PD.

Meio ambiente

Na reunião de quarta-feira, vários Conselheiros anteciparam suas preocupações em relação aos temas que devem ser contemplados no próximo Plano Diretor. Uma dos assuntos mais lembrados foi a preservação do meio ambiente, com o combate à destruição da flora e da fauna nas Áreas de Preservação Permanente e o cuidado com os recursos hídricos, além da recuperação de matas cilitares e dos remanescentes arbóreos.

Outro ponto que motivou os Conselheiros foi a necessidade de gestão do PD, ou seja, as garantias de que as determinações contidas no documento sejam efetivamente implementadas. “É consenso que o PD não pode ser apenas um papel guardado numa gaveta, mas tem que ser realmente seguido para produzir seus efeitos benéficos para a cidade”, resumiu o Secretário.

Barbado disse aos Conselheiro que, para alcançar esse objetivo, é importante não só que o Plano seja bem feito, mas também que a sociedade se torne avalista do documento, zelando pela sua implementação. “Por isso, quanto mais participação alcançarmos, melhor para Campinas”, reforçou.