Começa a revisão do Plano Diretor
Clique aqui para ler outras notícias

Primeira providência é abrir a participação para representantes da sociedade através da constituição de grupos de estudo

Com a estruturação dos primeiros grupos de funcionários da prefeitura e colaboradores externos, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente começa esta semana a revisão do Plano Diretor de Campinas. Conforme definição do Estatuto da Cidade, o novo Plano deve estar pronto até junho de 2006, substituindo o que está em vigor atualmente, feito em 1996, e apontando diretrizes para orientar o crescimento da cidade.

Seguindo determinação do prefeito Hélio de Oliveira Santos, a Secretaria pretende construir o próximo Plano Diretor com a ampla participação da sociedade. “Vamos convidar representantes de associações organizadas e já com trabalho realizado em prol da cidade, vamos chamar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, o setor produtivo, sindicatos, ONGs, universidades e centros de pesquisa”, relaciona o Secretário de Planejamento, Márcio Barbado. Os grupos terão também funcionários municipais de várias secretarias, integrando desde profissionais das áreas-fim, como saúde e educação, até consultores jurídicos.

O Secretário diz que também haverá um prazo de inscrição para todos os interessados em participar do processo. “Estamos começando já justamente para termos tempo de reunir e discutir vários posições, de analisar propostas vindas de diversos setores para que, ao final, o Plano Diretor realmente diga qual é a Campinas que queremos e como vamos chegar lá”, explica Barbado.

Enquanto organiza a formação dos grupos, o Secretário está ouvindo informalmente alguns profissionais que têm longa história de envolvimento com Campinas em ações ligadas ao urbanismo e também alguns que já viveram a elaboração de Planos anteriores. Uma das idéias já apresentadas é a de dividir os estudos por área, com a constituição de comissões específicas para cuidar de assuntos como plano viário, desenvolvimento industrial, transporte, destinação de resíduos, etc.

Ações paralelas

A revisão do Plano Diretor vai caminhar ao lado de outras ações que também estarão integradas ao traçado de caminhos que Campinas seguirá nos próximos anos. Uma das principais é a consolidação de estratégias para tornar a atividade do planejamento permanente e sistemática.

Outras ações serão a elaboração do Plano de Transportes Urbano Integrado e a apresentação de propostas, acompanhadas de análise e aprovação, para projetos de intervenção urbana. O conjunto incluiu ainda a revisão de toda legislação relativa à organização urbana e de uso do solo do município.