Centros de Saúde

Campinas possui 63 Centros de Saúde (Unidades Básicas de Saúde), que são os Serviços de Saúde responsáveis pela atenção básica à Saúde.

Eles têm território e população bem definidos. Gerenciam informações dos nascimentos, óbitos, doenças de notificação compulsória, perfil de atendimento ambulatorial. Constroem mapas de recursos, barreiras. A partir dessas informações e de protocolos assistenciais pactuados no SUS Campinas planejam e programam ações de Saúde, contando com suporte e retaguarda de equipes técnicas distritais e centrais da Secretaria Municipal de Saúde. Têm Conselho local de Saúde, com representantes da população usuária, dos trabalhadores de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Ficam próximo à residência do usuário, facilitando o acesso do mesmo à assistência.

 Em Campinas dimensionamos 1 C.S. para aproximadamente cada 20.000 habitantes, com equipes multiprofissionais envolvendo médicos nas especialidades básicas (clínicos, pediatras, gineco-obstetras), enfermeiros (com responsabilidades voltadas para as áreas da mulher, criança e adultos), dentistas, auxiliares de enfermagem, auxiliares de consultório dentário. Profissionais de apoio completam essas equipes. Cerca de 1/3 das equipes de C. S. contam com profissionais de Saúde mental, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais.

Abaixo segue listagem com os nomes pelos quais as unidades são mais comumente designadas, ou clique para ver uma tabela com dados resumidos de todos os Centros de Saúde:

Norte Sul Leste Sudoeste Noroeste
6 - Santa Mônica

14 - Boa Vista

25 - Eulina

27 - Aurélia

30 - Barão Geraldo

31 - Anchieta

36 - São Marcos

44 - Sta. Bárbara

49 - Cássio Raposo do Amaral 

53 - Village 

54 - Rosália 

63 - San Martin

2 - Vila Rica

3 - Orozimbo Maia

9 - Esmeraldina

11 - Figueira

16 - São José

17 - São Vicente 

26 - São Bernardo

28 - Santa Odila 

39 - Vila Ipê

40 - Paranapanema

43 - São Domingos

47 - Carvalho de Moura

55 - Campo Belo

56 - Fernanda

57 - Nova América

58 - Oziel


64 - Jardim San Diego
1 - Conceição

4 - Costa e Silva

12 - São Quirino

21 - 31 de março

29 - Taquaral

32 - Sousas

33 - Joaquim Egídio

38 - Centro

51 - Carlos Gomes

52 - Boa Esperança
8 - União dos Bairros

10 - Santa Lúcia

13 - Aeroporto

15 - Campos Elíseos (Tancredão)

18 - Vista Alegre

20 - Capivari

23 - Dic I

24 - Dic III

37 - São Cristóvão

41 - Itatinga

45 - V. União / CAIC

46 - Santo Antônio
5 - Perseu

7 - Integração

19 - Valença

22 - Florence

34 - Pedro Aquino (Balão)

35 - Ipaussurama

42 - Floresta

48 - Itajaí

50 - Rossin

59 - Santa Rosa

60 - Satélite Iris

61 - Lisa

62 - Campina Grande

Verifique no mapa abaixo a área correspondente a cada uma das unidades básicas (Centros de Saúde) no mapa do município.

Caso você saiba apenas o nome de seu bairro, clique no link abaixo para localizar a qual unidade de saúde deve se dirigir.

LISTAGEM DE BAIRROS E ÁREAS DE ABRANGÊNCIA DOS CENTROS DE SAÚDE(.zip)
(Obs.: Descompacte o arquivo, acesse a pasta Consulta Bairro e de um duplo clique para abrir o "leiame.htm" onde constará todas as informações de como proceder. Última atualização agosto/2012)


Localize o Centro de Saúde responsável pelo atendimento do bairro onde você reside (em caso de bairro atendido por mais de uma unidade, informe o endereço completo para que possamos localizar o CS correspondente a área de abrangência informada)
(Listagem de Bairros de Campinas e Unidade de Saúde correspondente pela área de abrangência.)

 

Atribuições:

São atribuições dos Centros de Saúde:

I - consultas e especialidades, enfermagem, clínica médica, odontologia, pediatria, ginecologia obstetrícia;

II - serviços assistenciais como aplicação de medicamentos, atendimentos programáticos de enfermagem, inalações, procedimentos complexos de enfermagem, verificação de sinais vitais, vacinação de adultos e crianças, procedimentos cirúrgicos básicos, tratamento odontológico preventivo, curativos, serviços de atenção à tuberculose, programa de saúde da família, controle e acompanhamento à gestação;

III - exames de Apoio Diagnóstico, acuidade visual, papanicolau, exames laboratoriais, biópsias, eletrocardiograma, glicosimetria;

IV - vigilância em Saúde, acidentes de trabalho, carteira de saúde, vigilância epidemiológica e sanitária, atividades externas, atendimentos domiciliares e convocações;

V - outros serviços especializados, esterilização de materiais, farmácia, informações gerais de saúde.