COMO O AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL DR.. MARIO GATTI PRESTA SERVIÇOS À COMUNIDADE

Resultados e Discussão

No mês de Julho de 1999, foi realizada uma avaliação da prestação do serviço do Ambulatório de Especialidades e obtivemos uma amostra de cem questionários, distribuída conforme o gráfico abaixo:

A pesquisa utilizou vários conceitos para medir a satisfação do paciente desde o atendimento oferecido pelo guarda até o tempo de espera para a consulta propriamente dita.

Queríamos verificar se os problemas que já são do nosso conhecimento, como profissionais atuantes dentro da estrutura, se assemelham aos problemas levantados pelos pacientes e direcionar nossos esforços no intuito de solucioná-los ou, no mínimo, amenizá-los.

Analisando o gráfico acima, percebemos que uma das especialidades com maior demanda é a da Ortopedia, seguido da Buco Maxilo. Vale ressaltar que a via de entrada dos pacientes da Ortopedia se faz obrigatoriamente através do Pronto Socorro do HMMG.

O atendimento oferecido pelo guarda foi:

 

O atendimento oferecido pela recepção foi:

 

 atendimento oferecido pela Enfermagem foi:

 

Para conseguir a vaga no médico que você queria, quanto tempo demorou ?

 

O atendimento oferecido pelo médico foi:

 

O tempo de espera à consulta foi:

 

Como se sentiu na sala de espera:

 

Você foi orientado pelo médico ou pela enfermagem a entregar sua pasta e sua folha de atendimento na recepção após a consulta ?

Baseado nas informações obtidas, podemos concluir que os pacientes entrevistados no Ambulatório de Especialidades consideram boa a qualidade do serviço prestado e fizeram algumas sugestões a saber:

·        Melhora do espaço físico;

·        Aumento do número de funcionários e médicos;

·        Maior rapidez no atendimento médico;

·        Agendar menor quantidade de consultas;

·        Uso de microfone para chamar os pacientes;

·        Distribuição de senhas para o Ambulatório de Ortopedia;

·        Atendimento preferencial para idosos, gestantes e mães com criança de colo;

·        Melhores condições de trabalho para os funcionários (salários justos).

O aumento do fluxo de pacientes e do número de procedimentos realizados não foram proporcionais às condições físicas e de recursos humanos que dispomos. Porém, estamos conseguindo dar continuidade ao processo de crescimento da demanda, ao oferecer a possibilidade de atendimento através do esforço em grupo e com saídas criativas.

Vale destacar que o grau de satisfação do cliente em relação à Enfermagem é fruto da atuação eficaz e constante da equipe junto ao mesmo, não só com orientações, mas também com participação direta na assistência.

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Página atualizada em Setembro / 2001